Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Purdue University | - |
Autor(es): dc.contributor | Hasselt University | - |
Autor(es): dc.creator | Faria, Murilo Henrique | - |
Autor(es): dc.creator | Simieli, Lucas | - |
Autor(es): dc.creator | Rietdyk, Shirley | - |
Autor(es): dc.creator | Penedo, Tiago | - |
Autor(es): dc.creator | Santinelli, Felipe Balistieri | - |
Autor(es): dc.creator | Barbieri, Fabio Augusto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:43:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:43:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3389/fnagi.2023.1142540 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/249944 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/249944 | - |
Descrição: dc.description | Background: Gait asymmetry and deficits in gait initiation (GI) are among the most disabling symptoms in people with Parkinson’s disease (PwPD). Understanding if PwPD with reduced asymmetry during GI have higher asymmetry in cortical activity may provide support for an adaptive mechanism to improve GI, particularly in the presence of an obstacle. Objective: This study quantified the asymmetry of anticipatory postural adjustments (APAs), stepping parameters and cortical activity during GI, and tested if the presence of an obstacle regulates asymmetry in PwPD. Methods: Sixteen PwPD and 16 control group (CG) performed 20-trials in two conditions: unobstructed and obstructed GI with right and left limbs. We measured, through symmetry index, (i) motor parameters: APAs and stepping, and (ii) cortical activity: the PSD of the frontal, sensorimotor and occipital areas during APA, STEP-I (moment of heel-off of the leading foot in the GI until the heel contact of the same foot); and STEP-II (moment of the heel-off of the trailing foot in the GI until the heel contact of the same foot) phases. Results: Parkinson’s disease showed higher asymmetry in cortical activity during APA, STEP-I and STEP-II phases and step velocity (STEP-II phase) during unobstructed GI than CG. However, unexpectedly, PwPD reduced the level of asymmetry of anterior–posterior displacement (p < 0.01) and medial-lateral velocity (p < 0.05) of the APAs. Also, when an obstacle was in place, PwPD showed higher APAs asymmetry (medial-lateral velocity: p < 0.002), with reduced and increased asymmetry of the cortical activity during APA and STEP-I phases, respectively. Conclusion: Parkinson’s disease were not motor asymmetric during GI, indicating that higher cortical activity asymmetry can be interpreted as an adaptive behavior to reduce motor asymmetry. In addition, the presence of obstacle did not regulate motor asymmetry during GI in PwPD. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Human Movement Research Laboratory (MOVI-LAB) School of Sciences Department of Physical Education São Paulo State University (Unesp), São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Department of Health and Kinesiology Purdue University | - |
Descrição: dc.description | REVAL Rehabilitation Research Center Faculty of Rehabilitation Sciences Hasselt University | - |
Descrição: dc.description | Human Movement Research Laboratory (MOVI-LAB) School of Sciences Department of Physical Education São Paulo State University (Unesp), São Paulo | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: #2016/14950–6 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: #2018/21870–7 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: #2019/24752–8 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Frontiers in Aging Neuroscience | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | asymmetry | - |
Palavras-chave: dc.subject | cortical activity | - |
Palavras-chave: dc.subject | gait initiation | - |
Palavras-chave: dc.subject | obstacle avoidance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parkinson’s disease | - |
Título: dc.title | (A)symmetry during gait initiation in people with Parkinson’s disease: A motor and cortical activity exploratory study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: