Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, André Luiz Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Kerbauy, Maria Teresa Miceli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:48:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:48:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/249924 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/249924 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this chapter is to analyze the influence of the variable schooling on the political behavior of Brazilians. It starts from the assumption that this is an independent variable capable of awakening a more interested, participatory and coherent behavior, therefore, engaged citizens. In this sense, we seek to verify that Brazilian citizens are informed and interested in politics; motivated to participate in elections and other political activities; and their assessment and satisfaction with the democratic process. In particular, there is the behavior of those who have completed higher education, compared to other levels of education in order to identify distinct behavioral patterns. From the data obtained by ESEB 2014 and descriptive analysis of the data, we applied the logistic regression model relating the variable schooling and other variables grouped into four categories: a) socioeconomic aspects; b) information and interest in politics; c) participation in the elections, in traditional and nontraditional political activities; and d) evaluation and political satisfaction. Among the most educated, we have predominance of women, a younger audience and with family income subtly than the less educated. They tend to behave differently: they are slightly more informed and interested in politics; despite the low percentages found, they are the ones that participate in political activities in general; they are the ones who support democracy, but the most dissatisfied with their operation. This study allows us to understand the behavior patterns of Brazilians and, more specifically, the most educated, poorly studied by political science in Brazil. | - |
Descrição: dc.description | Graduate Program of Social Science Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Graduate Program of Social Science Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Formato: dc.format | 39-81 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Civic Engagement: Perspectives, Roles and Impacts | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Civic engagement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Political behavior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Political interest | - |
Palavras-chave: dc.subject | Political participation | - |
Título: dc.title | Civic engagement and higher education: The 2014 elections and the political behavior of Brazilians | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: