
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Carvalho Rossi, Andrea Lúcia Dorini de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Bondioli, Nelson de Paiva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:27:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:27:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-04 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v43i0.53951 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/249722 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/249722 | - |
| Descrição: dc.description | There are several visions and proposals concerning the ways – and the content – to approach teaching History in schools, although it is possible to assert that there is one important consensus among the specialists: Teaching History is much more than simply teach ‘dates’ and ‘events’ expecting students to memorize them, but rather it is about working towards the development of the critical-analytical tools of the students, as well as other different transferable skills and abilities, useful in different situations of quotidian life. Based on this understanding, it is possible to see how History and its processes of learning open themselves to a myriad of possibilities and tools, especially those made available by the advances and the development of digital technologies, increasingly ubiquitous. In this sense, the present article aims at, specifically, discussing the possibilities of teaching Ancient History through digital games. Bearing that in mind, two discussions are presented concerning, first, the theoretical discussions on historical literacy – and the concepts of historicity, temporality and historical conscience – and second, the role of the entertainment industry in relation to these discussions. Concerning this last element, it will be sought to present a commentary on the articulation of the possibilities of working towards a historical education, starting from an analysis of textual and graphical narratives of games, such as Assassin's Creed Origins, developed by Ubisoft. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquisa Filho”, Avenida Dom Antînio, 2.100, São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquisa Filho”, Avenida Dom Antînio, 2.100, São Paulo | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Acta Scientiarum - Education | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ancient history | - |
| Palavras-chave: dc.subject | basic education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | entertainment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | gamification | - |
| Palavras-chave: dc.subject | historical literacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | historicity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | history teaching | - |
| Título: dc.title | Ancient History: What for? The Possibilities between Teaching and Entertainment through Digital Games | - |
| Título: dc.title | ¿Historia antigua para qué? Posibilidades entre la enseñanza y el entretenimiento a través de juegos digitales | - |
| Título: dc.title | História Antiga para quê? Possibilidades entre Ensino e Entretenimento por meio de jogos digitais | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: