Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Tayomara Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Bocchi, Silvia Cristina Mangini | - |
Autor(es): dc.creator | Trenado, Rosa M. | - |
Autor(es): dc.creator | Cerezo, M. Angeles | - |
Autor(es): dc.creator | Jensen, Rodrigo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:02:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:02:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.infbeh.2023.101825 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/249721 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/249721 | - |
Descrição: dc.description | Interactions between newborns and their parents/primary caregivers are characterized by asymmetric and dependent relationships. This systematic review mapped, identified, and described the psychometric parameters, categories, and items of instruments used to assess mother–newborn interaction. Seven electronic databases were accessed in this study. Furthermore, this research included neonatal interaction studies describing instruments’ items, domains, and psychometric properties while excluding studies that focused on maternal interactions and lacked items for assessing newborns. Additionally, studies validated with older infants that did not have a newborn in the sample were used for test validation, which is a criterion used to decrease the risk of bias. Fourteen observational instruments from 1047 identified citations were included that addressed interactions using varying techniques, constructs, and settings. Particularly, we focused on observational settings that assessed interactions with communication-based constructs in the context of proximity or distance as influenced by physical, behavioral, or procedural barriers. These tools are also used to predict risk behaviors in a psychological context, mitigate feeding difficulties, and conduct neurobehavioral assessments of mother–newborn interactions. The elicited imitation was also an observational setting. This study found that the most described properties in the included citations were inter-rater reliability followed by criterion validity. However, only two instruments reported content, construct, and criterion validity, as well as a description of an internal consistency assessment and inter-rater reliability. Finally, the synthesis of the instruments reported in this study can guide clinicians and researchers in selecting the most appropriate one for their own application. | - |
Descrição: dc.description | Universitat de València | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) Medical School | - |
Descrição: dc.description | University of Valencia | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) Medical School | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Infant Behavior and Development | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavioral Observation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mother-Child Relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neonate | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychological Tests | - |
Palavras-chave: dc.subject | Validation Studies | - |
Título: dc.title | Instruments to measure interaction of mothers and newborns: A systematic review | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: