
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Thaís Guedes | - |
| Autor(es): dc.creator | Casarin, Helen de Castro Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | de Almeida, Cátia Candida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:56:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:56:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/25552 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/249446 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/249446 | - |
| Descrição: dc.description | The impact of school libraries on student learning has not been systematically verified due to the lack of adequate tools, particularly in the national context. This study aims to adequate the instrument used in the Student Learning through Ohio School Libraries research of the Center for International Scholarship in School Libraries to the Brazilian reality about its content, structure of the questions, the level of complexity and language. After adjustments and translation of the questionnaire into Portuguese, validated by three judges, it was applied to three classes of a Brazilian elementary school. We analyzed the responses regarding the purpose of the questions and checked the records observing the children´s attitude during the application. Based on the results, a new version of the questionnaire was elaborated and applied to classes of 4th and 5th year of elementary school. The results showed that most of the doubts and problems related to the questions in the first version of the questionnaire were resolved and it was adequate to the current Brazilian reality, especially concerning the content. Large-complementary studies can check his adequacy and the possible need for other adjustments. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, SP | - |
| Formato: dc.format | 89-114 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Perspectivas em Ciencia da Informacao | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evaluation instrument | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Impact | - |
| Palavras-chave: dc.subject | OELMA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School libray | - |
| Título: dc.title | Adaptation of an instrument to evaluate the impact of school libraries: study with the Student Learning Through Ohio School Libraries (OELMA) questionnaire | - |
| Título: dc.title | Adaptação de um instrumento para avaliação do impacto de bibliotecas escolares: estudo com o questionário do Student Learning Through Ohio School Libraries (OELMA) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: