
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ | - |
| Autor(es): dc.creator | de Almeida Barbosa Franco, Jacqueline | - |
| Autor(es): dc.creator | Espuny, Maximilian | - |
| Autor(es): dc.creator | da Motta Reis, José Salvador | - |
| Autor(es): dc.creator | Diogo, Gabriel Miranda Monteiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Paes, Luis Alberto Bertolucci | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa, Ana Carolina Ferreira | - |
| Autor(es): dc.creator | Nunhes, Thaís Vieira | - |
| Autor(es): dc.creator | Barbosa, Luís César Ferreira Motta | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Andréia Marize | - |
| Autor(es): dc.creator | Battistelle, Rosane Aparecida Gomes | - |
| Autor(es): dc.creator | de Oliveira, Otávio José | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:29:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:29:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1806-9649-2022v29e622 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/249444 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/249444 | - |
| Descrição: dc.description | With the outbreak of social withdrawal due to the pandemic, many countries have undergone drastic transformations in various spheres. In education, face-to-face classes were transformed into distance learning. However, this sudden change caused several problems for students and teachers. Given these events, the purpose of this article was to propose exceptional actions to improve the transition from face-to-face classes to virtual classes. For this, the elements that positively and negatively impacted education in the Covid-19 pandemic were identified in the literature. These elements were then clustered into four strategies, these being: redesign of pedagogical practices, psychological and social support, technological infrastructure in virtual teaching, and school management to cope with the pandemic scenario. The multiple case study method was used, investigating five technical schools located in the state of São Paulo (Brazil). With this, it was possible to propose 10 exceptional actions aimed at the transition from face-to-face classes to virtual classes. The main novelty of this article was the proposition of actions to motivate the school community against the impacts of the pandemic, building memory in its agents, making them more prepared for unexpected events. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, RJ | - |
| Descrição: dc.description | Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ, RJ | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, SP | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Gestao e Producao | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Distance learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pandemic | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School management | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social distancing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Strategies | - |
| Título: dc.title | Digital transformation in school management: the legacy that strategic actions in the 2020s leave for future pandemics | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: