
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | King Saud University | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Hassan, Mohammad Mehedi | - |
| Autor(es): dc.creator | AlQahtani, Salman A. | - |
| Autor(es): dc.creator | Alelaiwi, Abdulhameed | - |
| Autor(es): dc.creator | Papa, João P. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:08:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:08:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s00521-022-08021-7 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/249389 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/249389 | - |
| Descrição: dc.description | The COVID-19 pandemic has devastated the entire globe since its first appearance at the end of 2019. Although vaccines are now in production, the number of contaminations remains high, thus increasing the number of specialized personnel that can analyze clinical exams and points out the final diagnosis. Computed tomography and X-ray images are the primary sources for computer-aided COVID-19 diagnosis, but we still lack better interpretability of such automated decision-making mechanisms. This manuscript presents an insightful comparison of three approaches based on explainable artificial intelligence (XAI) to light up interpretability in the context of COVID-19 diagnosis using deep networks: Composite Layer-wise Propagation, Single Taylor Decomposition, and Deep Taylor Decomposition. Two deep networks have been used as the backbones to assess the explanation skills of the XAI approaches mentioned above: VGG11 and VGG16. We hope that such work can be used as a basis for further research on XAI and COVID-19 diagnosis for each approach figures its own positive and negative points. | - |
| Descrição: dc.description | College of Computer and Information Sciences King Saud University | - |
| Descrição: dc.description | Department of Computing São Paulo State University | - |
| Descrição: dc.description | Department of Computing São Paulo State University | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Neural Computing and Applications | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Deep Taylor expansion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Explainable artificial intelligence | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Machine learning | - |
| Título: dc.title | Explaining COVID-19 diagnosis with Taylor decompositions | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: