Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | University of Barcelona | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Gràcia, Marta | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Lúcia Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Cañete-Massé, Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:49:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:49:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1344/ANPSIC2022.52/2.37061 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/249292 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/249292 | - |
Descrição: dc.description | In this article, we present data concerning the attitudes towards disability of students in higher education (HE) at a Spanish university. This research is part of a wider project designed to understand these attitudes at other Spanish universities and Brazilian and Portuguese universities. The total sample was composed of 609 students (mean age: 24.41; standard deviation, SD: 9.84), including undergraduates (85.7%) and postgraduates (14.3%) from different faculties at the University of Barcelona. Seventy-seven percent of the sample were women, and 6.1% had some disability. The first part of the instrument used collects sociodemographic information. The second part contains 43 statements grouped in three blocks: 17 relating to the biological model of disability, 15 to the social model, and 11 to the metaphysical perspective. The results showed the predominance of agreement with the social and biological conceptions of disability. Moreover, significant differences were found among the students’ attitudes related to their year of study, age, faculty, and absence of disability. The results obtained represent a first step regarding the need to give a voice to students with a disability in the processes required for their social inclusion. | - |
Descrição: dc.description | Department of Cognition Development and Psychology of Education University of Barcelona | - |
Descrição: dc.description | Department of Psychology Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Department of Social Psychology and Quantitative Psychology University of Barcelona | - |
Descrição: dc.description | Department of Psychology Universidade Estadual Paulista | - |
Formato: dc.format | 137-145 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Anuario de Psicologia | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Attitudes towards disability | - |
Palavras-chave: dc.subject | educational inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | models of disability | - |
Título: dc.title | Attitudes towards disability in higher education | - |
Título: dc.title | Actitudes hacia la discapacidad en Educación Superior | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: