
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sacred Heart University Center (UNISAGRADO) | - |
| Autor(es): dc.creator | Teixeira Do Amaral, Vanessa | - |
| Autor(es): dc.creator | Viana, Ariane Aparecida | - |
| Autor(es): dc.creator | Heubel, Alessandro Domingues | - |
| Autor(es): dc.creator | Linares, Stephanie Nogueira | - |
| Autor(es): dc.creator | Martinelli, Bruno | - |
| Autor(es): dc.creator | Witzler, Pedro Henrique Camprigher | - |
| Autor(es): dc.creator | Orikassa De Oliveira, Gustavo Yudi | - |
| Autor(es): dc.creator | Zanini, Gabriel De Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Borghi Silva, Audrey | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendes, Renata Goncąlves | - |
| Autor(es): dc.creator | Ciolac, Emmanuel Gomes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:39:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:39:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1249/MSS.0000000000002977 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/249274 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/249274 | - |
| Descrição: dc.description | Introduction The present randomized, single-center, and single-blinded clinical trial tested the hypothesis that tele-supervised home-based exercise training (exercise) is an effective strategy for improving cardiovascular, respiratory, and functional capacity parameters in individuals who were hospitalized due to coronavirus disease 2019 (COVID-19). Methods Thirty-two individuals (52 ± 10 yr; 17 were female) randomly assigned to exercise (n = 12) or control groups (n = 20) had their anthropometric (weight, body mass index), hemodynamic (brachial and central blood pressure), vascular (arterial stiffness), ventilatory (pulmonary function and respiratory muscle strength), and functional parameters (handgrip strength, five-time sit to stand, timed up and go test, and 6-min walking test) assessed at baseline (30-45 d of hospital discharged) and after 12 wk of follow-up. Results Both groups similarly increased (P < 0.001) forced vital capacity (absolute and percent of predicted), forced expiratory volume in the first second (absolute and percent of predicted), and handgrip strength during follow-up. However, only the exercise group reduced carotid-femoral pulse wave velocity (-2.0 ± 0.6 m·s-1, P = 0.048) and increased (P < 0.05) resting oxygen saturation (1.9% ± 0.6%), mean inspiratory pressure (24.7 ± 7.1 cm H2O), mean expiratory pressure (20.3 ± 5.8 cm H2O), and percent of predicted mean expiratory pressure (14% ± 22%) during follow-up. No significant changes were found in any other variable during follow-up. Conclusions Present findings suggest that tele-supervised home-based exercise training can be a potential adjunct therapeutic to rehabilitate individuals who were hospitalized due to COVID-19. | - |
| Descrição: dc.description | Exercise and Chronic Disease Research Laboratory (ECDR) Department of Physical Education Saõ Paulo State University (UNESP) School of Sciences | - |
| Descrição: dc.description | Department of Physical Therapy Federal University of Saõ Carlos (UFSCar), Saõ Carlos | - |
| Descrição: dc.description | Department of Physical Therapy Sacred Heart University Center (UNISAGRADO) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Educacąõ Física Faculdade de Ciências Universidade Estadual Paulista (UNESP), Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, SP | - |
| Descrição: dc.description | Exercise and Chronic Disease Research Laboratory (ECDR) Department of Physical Education Saõ Paulo State University (UNESP) School of Sciences | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Educacąõ Física Faculdade de Ciências Universidade Estadual Paulista (UNESP), Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, SP | - |
| Formato: dc.format | 1795-1803 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Medicine and Science in Sports and Exercise | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arterial Stiffness | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pulmonary Function | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Remote Home-Based Exercise | - |
| Palavras-chave: dc.subject | SARS-COV-2 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Telerehabilitation | - |
| Título: dc.title | Cardiovascular, Respiratory, and Functional Effects of Home-Based Exercise Training after COVID-19 Hospitalization | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: