Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade José do Rosário Vellano | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | de Castro, Marcio Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Alexandre de Araújo | - |
Autor(es): dc.creator | Bataglia, Patrícia Unger Raphael | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:14:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:14:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422022303551PT | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/249269 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/249269 | - |
Descrição: dc.description | To evaluate the moral competence of medical students, this article compares different moments of medical training, identifying sociodemographic and academic aspects related to this competence, then discussing the evaluation tool. This is a quantitative, cross-sectional and observational study, with application of the extended version of Lind’s Moral Competence Test and a socio-demographic and academic questionnaire. Low mean scores were identified in the periods evaluated—the first period’s mean was higher than the others—and behavior that deviates from the “physician’s dilemma” in relation to the others, regardless of the period. Low moral competency scores were detected in all periods evaluated, with decline or stagnation over the course and “segmentation phenomenon” of the test. No relevant correlation of sociodemographic and academic variables was identified. Finally, this study found scores for the initial periods lower than those described in the literature, suggesting a generational trend. | - |
Descrição: dc.description | Universidade José do Rosário Vellano, MG | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, SP | - |
Formato: dc.format | 575-588 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Revista Bioetica | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, medical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethical analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethics, medical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moral development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Morals | - |
Título: dc.title | Moral competence and medical education in contemporary times: a Brazilian study | - |
Título: dc.title | Competencia moral y educación médica en la contemporaneidad: un estudio brasileño | - |
Título: dc.title | Competência moral e formação médica na contemporaneidade: estudo brasileiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: