Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Klein, Ana Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Flaviana de Freitas | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Juliana Dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Dos Santos, Paula Toledo Lara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:40:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:40:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.62272 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/249250 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/249250 | - |
Descrição: dc.description | This article presents a documental analysis of a corpus consisting on 95 portfolios prepared in a Human Rights Education (EDH) course offered in a postgraduate course. Portfolios were used as a methodological strategy to approach contents related to Human Rights (HR) in interdisciplinary and transversal perspective, prioritizing the perception of these rights from reality. At the beginning of the course, for 5 consecutive weeks, the students prepared portfolios in response to the proposal to bring some Human Right that they encountered using a vehicle chosen by them, for example: news, music, movies, images, among others. This is an applied research with a qualitative approach, whose objectives were: to analyze the HR present in the portfolios; identifity the vehicles used in portfolios. The analysis of the material was carried out through the categorization of Human Rights and vehicles. The results show that most of the portfolios analyzed, 65%, refer to civil and political rights. In 24% of the portfolios refer to economic, social and cultural rights. The third group, with 11% of portfolios, highlights diffuse and collective rights that are characterized by being aimed at a specific group, category or set of people who have some kind of bond, something in common. The most present vehicle among the analyzed works were those that publish news, with 44% of portfolios; then, art-related, such as images, music and poems with 38% of portfolios. The use of portfolios supported the perception and discussion of Human Rights in a contextualized way, also indicating the different vehicles that can contribute to the approach of these contents in the classroom. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rua Cristovão Colombo, 2265, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rua Cristovão Colombo, 2265, São Paulo | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Acta Scientiarum - Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | human rights | - |
Palavras-chave: dc.subject | human rights education | - |
Palavras-chave: dc.subject | portfolios | - |
Palavras-chave: dc.subject | teaching | - |
Título: dc.title | Human Rights Education in the curriculum: teaching and learning through portfolios | - |
Título: dc.title | Educación en Derechos Humanos en el currículo: enseñanza y aprendizaje a través de portafolios | - |
Título: dc.title | Educação em Direitos Humanos no currículo: ensinando e aprendendo por meio de portfólios | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: