Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Fernanda Maria Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Jamas, Milena Temer | - |
Autor(es): dc.creator | Miot, Hélio Amante | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia de Avila, Marla Andréia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:43:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:43:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1080/19325037.2022.2120121 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/249237 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/249237 | - |
Descrição: dc.description | Background: The assessment of knowledge about cardiovascular diseases through instruments helps to identify gaps and educational needs of the target audience. Purpose: To validate and verify the psychometric properties of the Brazilian version of the Heart Disease Knowledge Questionnaire (HDKQ-BR) for adults in Brazil. Methods: Cross-sectional methodological study carried out in a Brazilian city with 300 participants. Internal consistency, temporal stability (test-retest) and convergent structural validity were verified. Item Response Theory (IRT) was used to determine parameters a (discrimination) and b (difficulty) of each item and the unidimensionality of the instrument and the differential item functioning (DIF) for sex, education and age. Results: The internal consistency of the HDKQ-BR was 0.694. The test-retest reliability was confirmed by the intraclass correlation coefficient (ICC = 0.779). According to the IRT, parameter a was between 0.176 and 1.175 and parameter b between −10.834 and 4.969. Discussion: The HDKQ-BR showed unidimensional structure and adequate psychometric performance for its application in populations with the same profile in Brazil. Translation to Health Education Practice: To assess the knowledge of an adult population about CVDs is important for improving the health literacy. The study focused on Area I of Responsibilities for Health Education Specialists (Assessment of Needs and Capacity). | - |
Descrição: dc.description | Botucatu Medical School–São Paulo State University–UNESP | - |
Descrição: dc.description | Botucatu Medical School–São Paulo State University–UNESP | - |
Formato: dc.format | 394-401 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | American Journal of Health Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | Heart Disease Knowledge Questionnaire: Psychometric Properties in Brazilian Adults | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: