Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pará State University | - |
Autor(es): dc.contributor | Science and Technology of Ceará | - |
Autor(es): dc.contributor | Rio de Janeiro State University | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | - |
Autor(es): dc.creator | Caldas, Ivete Furtado Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Paim, Igor de Moraes | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Karla Tereza Figueiredo | - |
Autor(es): dc.creator | de Mello Junior, Harold Dias | - |
Autor(es): dc.creator | Bataglia, Patrícia Unger Raphael | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Raul Aragão | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:35:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:35:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2022.763335 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/249223 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/249223 | - |
Descrição: dc.description | The growth of urban violence in Brazil, as in other countries, has led citizens to demand more severe and punitive measures to solve the problem of juvenile crime. One motion submitted to the Brazilian parliament, for instance, proposes to reduce the age of penal majority (APM) from 18 to 16 years. Our hypothesis is that popular opinions about this proposal are largely constrained by construal levels and psychological distance. Accordingly, we expect that the knowledge and proximity to the circumstances associated with juvenile transgression will influence opinions about the proposal. To test this hypothesis, we evaluated how opinion against or for the proposal can be explained by psychological distance and moral development theory. We studied two samples, composed of people who do not have a deep experience with the subject (passersby in a public square (N = 77) and workers from a juvenile justice court (N = 157). After collecting socio-demographic information from the subjects and their answer to moral dilemmas, the data was subjected to a multivariate analysis by multimodal logistic regression for socio-demographic characteristics, Kohlberg moral stages, and opinion on the reduction of APM (agree, indifferent, and disagree) as dependent variables. Our findings suggest that 1) opinion about the APM depends on psychological distance and 2) socioeconomic variables may influence the average construal level of adolescent transgressors in the public’s perspective. | - |
Descrição: dc.description | Department of Morphology and Physiological Sciences Pará State University | - |
Descrição: dc.description | Federal Institute of Education Science and Technology of Ceará | - |
Descrição: dc.description | Department of Electrical Engineering Faculty of Engineering Rio de Janeiro State University | - |
Descrição: dc.description | Department of Education and Human Development Paulista State University | - |
Descrição: dc.description | Department of Education Paulista State University | - |
Descrição: dc.description | Department of Electrical and Biomedical Engineering Institute of Technology Federal University of Pará | - |
Descrição: dc.description | Department of Education and Human Development Paulista State University | - |
Descrição: dc.description | Department of Education Paulista State University | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Frontiers in Psychology | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | adolescence | - |
Palavras-chave: dc.subject | moral development | - |
Palavras-chave: dc.subject | psychological distance | - |
Palavras-chave: dc.subject | public opinion | - |
Palavras-chave: dc.subject | youth justice | - |
Título: dc.title | Out of sight out of mind: Psychological distance and opinion about the age of penal majority | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: