
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Weizmann Institute of Science | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Northumbria University | - |
| Autor(es): dc.creator | Beretta, Victor Spiandor | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Paulo Cezar Rocha | - |
| Autor(es): dc.creator | Orcioli-Silva, Diego | - |
| Autor(es): dc.creator | Zampier, Vinicius Cavassano | - |
| Autor(es): dc.creator | Vitório, Rodrigo | - |
| Autor(es): dc.creator | Gobbi, Lilian Teresa Bucken | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:59:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:59:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.arr.2022.101736 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/249181 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/249181 | - |
| Descrição: dc.description | Postural instability is common in neurological diseases. Although transcranial direct current stimulation (tDCS) seems to be a promising complementary therapy, emerging evidence indicates mixed results and protocols’ characteristics. We conducted a systematic review and meta-analysis on PubMed, EMBASE, Scopus, and Web of Science to synthesize key findings of the effectiveness of single and multiple sessions of tDCS alone and combined with other interventions on balance in adults with neurological disorders. Thirty-seven studies were included in the systematic review and 33 in the meta-analysis. The reviewed studies did not personalize the stimulation protocol to individual needs/characteristics. A random-effects meta-analysis indicated that tDCS alone (SMD = −0.44; 95%CI = −0.69/−0.19; p < 0.001) and combined with another intervention (SMD = −0.31; 95%CI = −0.51/−0.11; p = 0.002) improved balance in adults with neurological disorders (small to moderate effect sizes). Balance improvements were evidenced regardless of the number of sessions and targeted area. In summary, tDCS is a promising therapy for balance rehabilitation in adults with neurological disorders. However, further clinical trials should identify factors that influence responsiveness to tDCS for a more tailored approach, which may optimize the clinical use of tDCS. | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) Institute of Biosciences Graduate Program in Movement Sciences Posture and Gait Studies Laboratory (LEPLO) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Computer Science and Applied Mathematics Weizmann Institute of Science | - |
| Descrição: dc.description | University of Campinas (UNICAMP) School of Applied Sciences (FCA) Laboratory of Applied Sport Physiology (LAFAE) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Sport Exercise and Rehabilitation Northumbria University | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) Institute of Biosciences Graduate Program in Movement Sciences Posture and Gait Studies Laboratory (LEPLO) | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: #2018/07385-9 | - |
| Descrição: dc.description | CNPq: #309045/2017-7 | - |
| Descrição: dc.description | CNPq: #429549/2018-0 | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Ageing Research Reviews | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ageing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brain stimulation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Parkinson's disease | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Postural balance | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Stroke | - |
| Palavras-chave: dc.subject | TDCS | - |
| Título: dc.title | Transcranial direct current stimulation for balance rehabilitation in neurological disorders: A systematic review and meta-analysis | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: