Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | Rondado de Sousa, Leandro | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira de Carvalho, Veronica | - |
Autor(es): dc.creator | Penteado, Bruno Elias | - |
Autor(es): dc.creator | Affonso, Frank José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:01:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:01:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/249134 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/249134 | - |
Descrição: dc.description | Dropout is a critical problem that affects institutions worldwide. Data mining is an analytical solution that has been used to deal with it. Typically, data mining follows a structured process containing the following general steps: data collection, pre-processing, pattern extraction, post-processing (validation). Until know, it is not known how data mining has been used to address the dropout problem in face-to-face education considering all steps of the process. For that, a Systematic Literature Mapping was conducted to identify and analyze the primary studies available in the literature to address some research questions. The aim was to provide an overview of the aspects related to data mining steps in the presented context, without going into details about specific techniques, but about the solutions themselves (for example, imbalanced techniques, instead of SMOTE). 118 papers were selected considering a period of 10 years (01/01/2010 to 31/12/2020). | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) Instituto de Geociências e Ciências Exatas | - |
Descrição: dc.description | Universidade de São Paulo (USP) Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) Instituto de Geociências e Ciências Exatas | - |
Formato: dc.format | 36-47 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | International Conference on Computer Supported Education, CSEDU - Proceedings | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data Mining | - |
Palavras-chave: dc.subject | Face-to-Face | - |
Palavras-chave: dc.subject | School Dropout | - |
Palavras-chave: dc.subject | Systematic Mapping | - |
Título: dc.title | A Systematic Mapping on the Use of Data Mining for the Face-to-Face School Dropout Problem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: