Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Matemática e Tecnologias | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Litoldo, Beatriz Fernanda | - |
Autor(es): dc.creator | Amaral, Rúbia Barcelos | - |
Autor(es): dc.creator | Mazzi, Lucas Carato | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:36:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:36:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.17648/acta.scientiae.7131 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/248834 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/248834 | - |
Descrição: dc.description | Background: Geometry is often seen as an area of mathematics that is present in everyone’s daily life. Looking around, we see it in the shapes of objects, in nature, etc. Therefore, it would be natural to expect that its approach in textbooks, for example, would bring different contexts in which it would be present. Objective: To discuss how contexts are introduced in geometry tasks in a collection of mathematics textbooks. Design: We use a qualitative approach of the documentary type as a methodology. Environment and participants: A collection of high school mathematics textbooks approved by the National Textbook and Didactic Material Program – 2018 was selected. Data collection and analysis: Data were produced, organised, and analysed using horizontal and vertical analysis methods in each collection volume, according to the different references of contexts. Results: They concern the different references of contexts involved in the tasks. From the 1,335 tasks analysed, 1,108 were contextualised in purely mathematical situations, while the rest, 227, were in contexts of reality. In this, there are 215 referring to reasonable semi-realities, and, on the other hand, the real context contemplates only three. Finally, nine concern tasks in unreasonable semi-real contexts. Conclusions: The restriction of the different context references that students can experience from this collection is discussed. The contexts presented do not include a broad spectrum based on a diversity of experiences among the different references of contexts. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Ciências Exatas Naturais e Educação (ICENE) Departamento de Educação em Ciências Matemática e Tecnologias, MG | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) Departamento de Matemática Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM), SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) Departamento de Matemática Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM), SP | - |
Formato: dc.format | 69-98 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Acta Scientiae | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualisation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tasks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Título: dc.title | Contextualisation of Geometry Tasks in High School Mathematics Textbooks | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: