Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Federal Institute of Rio de Janeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Novais, André Seixas de | - |
Autor(es): dc.creator | Matelli, José Alexandre | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Messias Borges | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:19:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:19:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s40593-023-00332-7 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/248811 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/248811 | - |
Descrição: dc.description | This research aims to present a Fuzzy Expert System with psychologist expertise that seeks to assist professors, researchers and educational institutions in assessing the level of incorporation of students’ Soft Skills while attending Active Learning sessions. The difficulties encountered by higher education institutions, researchers and professors in evaluating subjective and behavioral components, such as Soft Skills, was one of the problems that motivated the undertaking of this research. The theoretical framework on which this work is based includes the development and evaluation of Soft Skills in students, some concepts and characteristics about Active Learning and the main attributes and properties of Fuzzy Logic. This research is of an exploratory applied nature, a qualitative and quantitative approach is proposed, in which the methodological triangulation between the bibliographic analysis, the case study and the modeling and implementation of the expert system called Fuzzy Soft Skills Assessment was used to achieve the objective proposed. | - |
Descrição: dc.description | Federal Institute of Rio de Janeiro Department of Teaching, Antonio Barreiros St., 212, Nossa Senhora das Graças, Rio de Janeiro | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) School of Engineering and Sciences Department of Chemistry and Energy Guaratinguetá, Dr. Ariberto Pereira da Cunha Ave., 333, Portal das Colinas, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) School of Engineering and Sciences Department of Production Guaratinguetá, Dr. Ariberto Pereira da Cunha Ave., 333, Portal das Colinas, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) School of Engineering and Sciences Department of Chemistry and Energy Guaratinguetá, Dr. Ariberto Pereira da Cunha Ave., 333, Portal das Colinas, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) School of Engineering and Sciences Department of Production Guaratinguetá, Dr. Ariberto Pereira da Cunha Ave., 333, Portal das Colinas, São Paulo | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | International Journal of Artificial Intelligence in Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | FSSA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fuzzy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soft Skills | - |
Título: dc.title | Fuzzy Soft Skills Assessment through Active Learning Sessions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: