Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Mariano, Marcelo Passini | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Guilherme Augusto Guimarães | - |
Autor(es): dc.creator | Neves, Bárbara Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:32:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:32:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1678-98732331E001 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/248804 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/248804 | - |
Descrição: dc.description | Introduction This article addresses the divergences around the definition and use of the concept of “critical juncture”. It points to the need to advance its theoretical-conceptual development to broaden the ability of the notion to identify the occurrence of critical junctures. Materials and methods: From a detailed review of the literature of Historical Institutionalism, considering the reference texts and authors of this field in national and international academic repositories, we present a critique of the potentialities and lim-itations of the concept of critical juncture for explaining moments of change. Results: Seeking to overcome the assumed causality between critical juncture and change, this article proposes to reinterpret the concept of critical juncture from the idea of con-tingency, characterizing it as a period of reduction of institutional constraints in which significant changes are possible, although not necessary. Discussion: In a context marked by political-institutional crises, by transformation in the forms of social interaction and by growing instability in various parts of the globe, it is increasingly important to identify and understand periods of crisis of expecta-tions and uncertainty about the future. We argue that the concept of critical juncture, if redefined, as it is done in this article, expands the theoretical model's ability to identify the occurrence of critical junctures, as well as whether they have occurred, are occurring, or will occur. At the same time, this operation helps to explain what would be the necessary causes for institutional change to occur or not | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Departamento de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Relações Internacionais Universidade Federal de São Paulo, SP | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas” Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mequita Filho”, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Departamento de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas” Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mequita Filho”, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Revista de Sociologia e Politica | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | critical juncture | - |
Palavras-chave: dc.subject | historical institutionalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | institutional change | - |
Palavras-chave: dc.subject | political change | - |
Palavras-chave: dc.subject | political institutions | - |
Título: dc.title | A critique of the concept of critical juncture: the question of change in Historical Institutionalism | - |
Título: dc.title | Uma crítica do conceito de conjuntura crítica: a questão da mudança no Institucionalismo Histórico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: