Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | State University of Mato Grosso do Sul | - |
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Grande Dourados | - |
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Juiz de Fora | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | Prates, Jorge Marques | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Silvana Morita | - |
Autor(es): dc.creator | Valle, Pedro Henrique Dias | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Rogério Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Maldonado, José Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:39:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:39:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.15388/infedu.2023.08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/248774 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/248774 | - |
Descrição: dc.description | Nowadays, SPOCs (Small Private Online Courses) have been used as complementary methods to support classroom teaching. SPOCs are courses that apply the usage of MOOCs (Massive Open Online Courses), combining classroom with online education, making them an exciting alternative for contexts such as emergency remote teaching. Although SPOCs have been continuously proposed in the software engineering teaching area, it is crucial to assess their practical applicability via measuring the effectiveness of this resource in the teaching-learning process. In this context, this paper aims to present an experimental evaluation to investigate the applicability of a SPOC in a Verification, Validation, and Software Testing course taught during the period of emergency remote education during the COVID-19 pandemic in Brazil. Therefore, we conducted a controlled experiment comparing alternative teaching through the application of a SPOC with teaching carried out via lectures. The comparison between the teaching methods is made by analyzing the students’ performance during the solving of practical activities and essay questions on the content covered. In addition, we used questionnaires to analyze students’ motivation during the course. Study results indicate an improvement in both motivation and performance of students participating in SPOC, which corroborates its applicability to the software testing teaching area. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | State University of Mato Grosso do Sul | - |
Descrição: dc.description | Federal University of Grande Dourados | - |
Descrição: dc.description | Federal University of Juiz de Fora | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University – Presidente Prudente | - |
Descrição: dc.description | University of São Paulo | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University – Presidente Prudente | - |
Formato: dc.format | 121-139 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Informatics in Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | computing education | - |
Palavras-chave: dc.subject | small private online courses | - |
Palavras-chave: dc.subject | software testing | - |
Palavras-chave: dc.subject | SPOCs | - |
Título: dc.title | Integrating SPOCs in Software Testing Education: Evidence in Emergency Remote Courses | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: