Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Araraquara—UNIARA | - |
Autor(es): dc.contributor | Faculty of Pharmacy | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidad de Antioquia (UdeA) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Pernambuco State University (UPE) | - |
Autor(es): dc.contributor | APSEN Farmacêutica | - |
Autor(es): dc.creator | De Oliveira, Fellipe Lopes | - |
Autor(es): dc.creator | Salgaço, Mateus Kawata | - |
Autor(es): dc.creator | de Oliveira, Marina Toscano | - |
Autor(es): dc.creator | Mesa, Victoria | - |
Autor(es): dc.creator | Sartoratto, Adilson | - |
Autor(es): dc.creator | Peregrino, Antonio Medeiros | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Williams Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Sivieri, Katia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:38:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:38:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3390/nu15061521 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/248588 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/248588 | - |
Descrição: dc.description | Psychobiotics are probiotics that have the characteristics of modulating central nervous system (CNS) functions or reconciled actions by the gut–brain axis (GBA) through neural, humoral and metabolic pathways to improve gastrointestinal activity as well as anxiolytic and even antidepressant abilities. The aim of this work was to evaluate the effect of Lactobacillus helveticus R0052 and Bifidobacterium longum R0175 on the gut microbiota of mildly anxious adults using SHIME®. The protocol included a one-week control period and two weeks of treatment with L. helveticus R0052 and B. longum R0175. Ammonia (NH4+), short chain fatty acids (SCFAs), gamma-aminobutyric acid (GABA), cytokines and microbiota composition were determined. Probiotic strains decreased significantly throughout the gastric phase. The highest survival rates were exhibited by L. helveticus R0052 (81.58%; 77.22%) after the gastric and intestinal phase when compared to B. longum (68.80%; 64.64%). At the genus level, a taxonomic assignment performed in the ascending colon in the SHIME® model showed that probiotics (7 and 14 days) significantly (p < 0.005) increased the abundance of Lactobacillus and Olsenella and significantly decreased Lachnospira and Escheria-Shigella. The probiotic treatment (7 and 14 days) decreased (p < 0.001) NH4+ production when compared to the control period. For SCFAs, we observed after probiotic treatment (14 days) an increase (p < 0.001) in acetic acid production and total SCFAs when compared to the control period. Probiotic treatment increased (p < 0.001) the secretion of anti-inflammatory (IL-6 and IL-10) and decreased (p < 0.001) pro-inflammatory cytokines (TNF-alpha) when compared to the control period. The gut–brain axis plays an important role in the gut microbiota, producing SCFAs and GABA, stimulating the production of anti-anxiety homeostasis. The signature of the microbiota in anxiety disorders provides a promising direction for the prevention of mental illness and opens a new perspective for using the psychobiotic as a main actor of therapeutic targets. | - |
Descrição: dc.description | Graduate Program in Food Nutrition and Food Engineering São Paulo State University (UNESP), Campus Araraquara, SP | - |
Descrição: dc.description | University of Araraquara—UNIARA, SP | - |
Descrição: dc.description | Université Paris Cité INSERM UMR-S 1139 (3PHM) Faculty of Pharmacy | - |
Descrição: dc.description | Food and Human Nutrition Research Group School of Nutrition and Dietetics Universidad de Antioquia (UdeA), Antioquia | - |
Descrição: dc.description | CPQBA-UNICAMP, SP | - |
Descrição: dc.description | Psychiatric Department Pernambuco State University (UPE), PE | - |
Descrição: dc.description | APSEN Farmacêutica Department of Medical Affairs, SP | - |
Descrição: dc.description | Graduate Program in Food Nutrition and Food Engineering São Paulo State University (UNESP), Campus Araraquara, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Nutrients | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | colonic fermentation | - |
Palavras-chave: dc.subject | microbiota–brain-axis | - |
Palavras-chave: dc.subject | psychobiotic | - |
Título: dc.title | Exploring the Potential of Lactobacillus helveticus R0052 and Bifidobacterium longum R0175 as Promising Psychobiotics Using SHIME | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: