Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Lorena Altafin | - |
Autor(es): dc.creator | Pinheiro, Dyovana Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Jéssica Malek | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Giovanna Lombardi Bonini | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Paula Fernanda | - |
Autor(es): dc.creator | Ricci-Vitor, Ana Laura | - |
Autor(es): dc.creator | Vanderlei, Luiz Carlos Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:44:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:44:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.21470/1678-9741-2021-0436 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/248555 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/248555 | - |
Descrição: dc.description | Introduction: Participants in cardiac rehabilitation programs have low adherence to their sessions, which makes extremely important to recognize the barriers that cause non-adherence, identifying whether the type of service and level of adherence influence these barriers. Methods: This is a cross-sectional observational study, in which 220 individuals (66.80±11.59 years) of both genders who are members of public and private exercise-based cardiac rehabilitation programs participated. The volunteers were divided according to the level of adherence, considering patients with low adherence (PLA) those with < 70% of attendance and high adherence (PHA) those with > 70%. Then, initial evaluation, Cardiac Rehabilitation Barriers Scale, analysis of socioeconomic level, Hospital Anxiety and Depression Scale, and Mini-Mental State Examination were applied. Results: Higher total barriers were found in PLA in the public service compared to PHA in the private service (P=0.023). In the subscale “perceived need”, PHA in the public service showed higher values than PLA and PHA in the private service (P≤0.001). The “access” barrier was higher for PHA in the public service when compared to PHA in the private service (P=0.024). PHA in the public service exhibited a higher barrier regarding questions about distance, transportation problems, cost, and time constraints. Conclusion: The public program presents higher barriers in the questions and categories compared to the private program, mainly the PHA. Furthermore, there are differences in the profile of the participants regarding socioeconomic and anxiety levels, treatment time, ethnicity, and city where they live. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Physiotherapy Department Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Physiotherapy Department Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), São Paulo | - |
Formato: dc.format | 235-343 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Attitude of Health Personnel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cardiac Rehabilitation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cardiovascular Diseases | - |
Palavras-chave: dc.subject | Choice Behavior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health Services Accessibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patient Preference | - |
Título: dc.title | Analysis of Barriers to Public and Private Cardiac Rehabilitation Programs in Patients with Low and High Adherence | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: