
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade José Eduardo dos Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Mame, Osvaldo Augusto Chissonde | - |
| Autor(es): dc.creator | Miguel, José Carlos | - |
| Autor(es): dc.creator | Miller, Stela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:52:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:52:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.45463 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/248465 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/248465 | - |
| Descrição: dc.description | The purpose of this article is to analyze the contribution of learning activity to the development of theoretical thinking of the child from the first years of elementary school, a period previous to early childhood education in which the child, by means of the activity that promotes his development, social role-play, begins to take the first steps of the formation of his personality. The child's entry into school provides conditions for him to develop his psyche, now through learning activity, directed by the teacher through his intentionally programmed teaching activity to drive student learning. This movement concretizes the change of the main activity of the small child to the main activity of the schoolchild, that is, from the social role-play to learning activity that governs the most important changes in the psychic processes and in the psychological traits of the child's personality in school age. The learning activity proposes to develop theoretical thinking through scientific concepts as opposed to teaching that promotes students' empirical thinking. This article derives from qualitative research, based on a bibliographical basis, with reference to a set of authors, psychologists and psychopedagogues, of the Cultural-Historical Theory and Developmental Teaching, whose works express the objectification and orientation of a school that is committed to integral and human development of children and whose theoretical matrix is dialectical and historical materialism. The research carried out allows us to affirm that an organized education to develop learning activity in the children promotes the conditions to develop their theoretical thinking and assimilate the scientific knowledge. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Economia Universidade José Eduardo dos Santos | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Didática Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista, São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista, São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Didática Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista, São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista, São Paulo | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Acta Scientiarum - Education | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | concept formation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | elementary education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | main activity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | organization of educational practices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | teaching-learning process | - |
| Título: dc.title | Learning activity: its contribution to the development of theoretical thinking of children at school | - |
| Título: dc.title | Actividad de estudio: su contribución al desarrollo del pensamiento teórico en escolares | - |
| Título: dc.title | Atividade de estudo: sua contribuição para o desenvolvimento do pensamento teórico da criança em situação escolar | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: