
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of North Carolina at Chapel Hill-Adams School of Dentistry | - |
| Autor(es): dc.contributor | São Francisco University | - |
| Autor(es): dc.creator | Duque, Cristiane | - |
| Autor(es): dc.creator | Chrisostomo, Daniela Alvim | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Amanda Caselato Andolfatto | - |
| Autor(es): dc.creator | Braga, Gabriela Pacheco de Almeida | - |
| Autor(es): dc.creator | Dos Santos, Vanessa Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.creator | Caiaffa, Karina Sampaio | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Jesse Augusto | - |
| Autor(es): dc.creator | de Oliveira, Warlley Campos | - |
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Apoena de Aguiar | - |
| Autor(es): dc.creator | Parisotto, Thaís Manzano | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:43:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:43:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.2174/1573396318666220811124848 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/248032 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/248032 | - |
| Descrição: dc.description | Background: Early childhood caries (ECC) is the most common chronic disease in young children and a public health problem worldwide. It is characterized by the presence of atypical and fast progressive caries lesions. The aggressive form of ECC, severe early childhood caries (S-ECC), can lead to the destruction of the whole crown of most of the deciduous teeth and cause pain and sepsis, affecting the child's quality of life. Although the multifactorial etiology of ECC is known, including social, environmental, behavioral, and genetic determinants, there is a consensus that this disease is driven by an imbalance between the oral microbiome and host, or dysbiosis, mediated by high sugar consumption and poor oral hygiene. Knowledge of the microbiome in healthy and caries status is crucial for risk monitoring, prevention, and development of therapies to revert dysbiosis and restore oral health. Molecular biology tools, including next-generation sequencing methods and proteomic approaches, have led to the discovery of new species and microbial bi-omarkers that could reveal potential risk profiles for the development of ECC and new targets for anti-caries therapies. This narrative review summarized some general aspects of ECC, such as defi-nition, epidemiology, and etiology, the influence of oral microbiota in the development and progression of ECC based on the current evidence from genomics, transcriptomic, proteomic, and metabolomic studies and the effect of antimicrobial intervention on oral microbiota associated with ECC. Conclusion: The evaluation of genetic and proteomic markers represents a promising approach to predict the risk of ECC before its clinical manifestation and plan efficient therapeutic interventions for ECC in its initial stages, avoiding irreversible dental cavitation. | - |
| Descrição: dc.description | Department of Preventive and Restorative Dentistry Araçatuba Dental School State University of São Paulo (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Division of Diagnostic Sciences University of North Carolina at Chapel Hill-Adams School of Dentistry | - |
| Descrição: dc.description | Laboratory of Clinical and Molecular Microbiology São Francisco University, Paulista | - |
| Descrição: dc.description | Department of Preventive and Restorative Dentistry Araçatuba Dental School State University of São Paulo (UNESP) | - |
| Formato: dc.format | 121-138 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Current Pediatric Reviews | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | antimicrobial agents | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Early childhood caries | - |
| Palavras-chave: dc.subject | genome | - |
| Palavras-chave: dc.subject | metabolome | - |
| Palavras-chave: dc.subject | oral microbiome | - |
| Palavras-chave: dc.subject | transcriptome | - |
| Título: dc.title | Understanding the Predictive Potential of the Oral Microbiome in the Development and Progression of Early Childhood Caries | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: