
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Sposito, Italo Beltrão | - |
| Autor(es): dc.creator | Gabriel, João Paulo Nicolini | - |
| Autor(es): dc.creator | Artioli, Marcel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:48:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:48:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1678-98732230E022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/248022 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/248022 | - |
| Descrição: dc.description | Introduction: Case studies are fundamental in qualitative methodology. In Brazil, case studies are predominant in social-historical studies in the field of International Relations. However, there is no concern with methodological rigour. The case selection criteria, the intended inferences with the study and the internal and/or external validity from the use of this method are hardly presented. Materials and Methods: This bibliographical essay analyzes the international literature dedicated to scrutinizing case selection criteria for qualitative studies. From the analysis of the peculiarity of the scientific production of the Brazilian field compared to the international one, we conducted a literature review of the main topics of the qualitative methodological debate within the positivist epistemology. Results: The review enabled us to list the assumptions for the proper application of qualitative methodology and the inherent advantages and disadvantages of studying single cases and small samples. We present the basic assumptions for case selection from three different qualitative approaches, separated by their logic of causality: i) quantitative emulation, probabilistic; ii) eclectic pragmatism, mechanistic; and iii) set theory, deterministic. Based on the systematization of the different strategies for case selection and depending on the type of causality intended by the researcher, we present techniques for this selection within each approach, exemplifying their application with recent publications. Discussion: This bibliographical essay provides an important contribution to the debate on qualitative methodology in International Relations in Brazil by presenting good practices for case selection to assist the development of research designs more appropriate to the objectives and methods employed. Advancing the methodological debate is an important challenge to increase the dialogue of Brazilian scientific production in International Relations with the international literature. | - |
| Descrição: dc.description | Bacharelado de Relações Internacionais Universidade Federal do Tocantins, TO | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Filosofia e Ciência Humanas Universidade Federal de Minas Gerais, MG | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, SP | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, SP | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Revista de Sociologia e Politica | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Case selection | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Case studies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Causality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | International relations | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Qualitative methodology | - |
| Título: dc.title | Selecting cases according to different causality claims | - |
| Título: dc.title | Como selecionar casos a partir de diferentes alegações de causalidade | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: