
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tampere University | - |
| Autor(es): dc.contributor | Tampere University Hospital | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | and Life Sciences (ISPA) | - |
| Autor(es): dc.creator | Campos, Lucas Arrais | - |
| Autor(es): dc.creator | dos Santos, Adrielly | - |
| Autor(es): dc.creator | Sampaio, Mafalda Margarida Basto | - |
| Autor(es): dc.creator | Marôco, João | - |
| Autor(es): dc.creator | Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:48:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:48:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2022.1009762 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247955 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247955 | - |
| Descrição: dc.description | Background: Identifying the motives why people exercise is interesting for the planning of effective health promoting strategies. Objectives: To estimate the psychometric properties of the exercise motivations inventory (EMI-2) in Brazilian and Portuguese university students, and to compare motive-related factors for exercise among students. Methods: One thousand Brazilian (randomly splitted into “Test sample” [n = 498] and “Validation sample” [n = 502]) and 319 Portuguese students participated in this cross-sectional study. Motives for exercise were evaluated using EMI-2. Exploratory factor analysis was performed in the test sample. Then, confirmatory factor analysis was performed in the validation and Portuguese samples. The EMI-2 scores were compared according to sex, exercise, and weight status (ANOVA, α = 5%). Results: EMI-2 factor model was explained by 5 factors and presented adequate fit (χ2/df ≤ 3.2; CFI ≥ 0.9; TLI ≥ 0.9; RMSEA ≤ 0.07; and α ≥ 0.83). The motives for exercising were mainly related to psychological and interpersonal factors for men, health-related factors for women, and body-related factors for overweight and obese individuals. People who practice exercise had higher EMI-2 scores. Conclusion: The 5-factor model is suggested for a comprehensive assessment of motives for exercise. Individual characteristics should be considered for development of tailored protocols. | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | Faculty of Medicine and Health Technology Tampere University | - |
| Descrição: dc.description | Tampere University Hospital | - |
| Descrição: dc.description | Department of Morphology and Children’s Clinic School of Dentistry São Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Biological Sciences School of Pharmaceutical Sciences São Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | William James Center for Research (WJCR) University Institute of Psychological Social and Life Sciences (ISPA) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Morphology and Children’s Clinic School of Dentistry São Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Biological Sciences School of Pharmaceutical Sciences São Paulo State University (UNESP) | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Frontiers in Psychology | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | exercise | - |
| Palavras-chave: dc.subject | motivation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | psychometrics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | university students | - |
| Palavras-chave: dc.subject | validation study | - |
| Título: dc.title | Exercise motives among university students – A Brazil-Portugal transnational study | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: