Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Bertolini Botelho, Maria Clara | - |
Autor(es): dc.creator | Cintra, Luciano Tavares Angelo | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Cristiane Cantiga | - |
Autor(es): dc.creator | Mitsuy Kayahara, Giseli | - |
Autor(es): dc.creator | Belzunces Pereira, Rosani | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira Santos, Mylena Fernanda | - |
Autor(es): dc.creator | Issamu Miyahara, Glauco | - |
Autor(es): dc.creator | Biasoli, Éder Ricardo | - |
Autor(es): dc.creator | Penha Oliveira, Sandra Helena | - |
Autor(es): dc.creator | Bernabé, Daniel Galera | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1111/iej.13857 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247947 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247947 | - |
Descrição: dc.description | Aim: To evaluate the influence of the early life stress (ELS) on the severity of the apical periodontitis (AP) in Wistar rats. Methodology: Forty male Wistar rats were divided into four groups (n = 10): Control rats; AP—rats with AP; ELS—rats subject to ELS; AP + ELS—rats exposed to ELS and subject to AP. ELS was induced by maternal separation (MS) for a period of 3 h for 21 consecutive days. AP was induced via pulp exposure of the first and second right maxillary molars to the oral environment for 40 days. Three days before euthanasia, all rats underwent behavioural analysis to measure anxiety levels by elevated zero maze. Then, the rats were euthanized and the maxillas were removed to assess the occurrence and severity of AP. The periapical region was evaluated for the intensity of the inflammatory infiltrate and the extent of bone loss. The Mann–Whitney test was performed for nonparametric data, and the Tukey's or Student's t-test was performed for parametric data (p <.05). Results: The intensity of the inflammatory infiltrate was significantly larger in the AP + ELS group when compared with AP group (p <.05). The AP + ELS group exhibited significantly greater alveolar bone loss, with a periapical lesion size of 103.5 ± 29.88, compared with 72.3 ± 22.28 in the AP group (p <.05). Rats with AP displayed higher anxiety-like behaviour in relation to the control group (p <.05). However, exposure to ELS abolished the AP-induced increased anxiety-like ‘behaviour’ throughout, since that rats from AP + ELS group attended more the open arms than non-stressed rats with AP (p <.05). Conclusion: Early life stress is predictive of the severity of AP exacerbating the inflammatory process and increasing periapical bone resorption. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Psychoneuroimmunology Laboratory Psychosomatic Research Center and Oral Oncology Center School of Dentistry São Paulo State University (Unesp) | - |
Descrição: dc.description | Department of Preventive and Restorative Dentistry School of Dentistry São Paulo State University (Unesp) | - |
Descrição: dc.description | Department of Diagnosis and Surgery School of Dentistry São Paulo State University (Unesp) | - |
Descrição: dc.description | Laboratory of Immunopharmacology Department of Basic Sciences School of Dentistry São Paulo State University (Unesp) | - |
Descrição: dc.description | Psychoneuroimmunology Laboratory Psychosomatic Research Center and Oral Oncology Center School of Dentistry São Paulo State University (Unesp) | - |
Descrição: dc.description | Department of Preventive and Restorative Dentistry School of Dentistry São Paulo State University (Unesp) | - |
Descrição: dc.description | Department of Diagnosis and Surgery School of Dentistry São Paulo State University (Unesp) | - |
Descrição: dc.description | Laboratory of Immunopharmacology Department of Basic Sciences School of Dentistry São Paulo State University (Unesp) | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2016/25255-0 | - |
Formato: dc.format | 203-212 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | International Endodontic Journal | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | anxiety, animal model | - |
Palavras-chave: dc.subject | apical periodontitis | - |
Palavras-chave: dc.subject | early life stress | - |
Palavras-chave: dc.subject | maternal separation | - |
Título: dc.title | Early life stress exacerbates bone resorption and inhibits anxiety-like behaviour induced by apical periodontitis in rats | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: