Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Laurino, Maria Júlia Lopez | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, João Pedro Lucas Neves | - |
Autor(es): dc.creator | de Lima Gervazoni, Natacha | - |
Autor(es): dc.creator | de Ávila Soares, Júlio César | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Bruna Izadora Spinardi | - |
Autor(es): dc.creator | Vanderlei, Luiz Carlos Marques | - |
Autor(es): dc.creator | Lorençoni, Roselene Modolo Regueiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:55:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:55:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/s1980-657420220014122 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247907 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247907 | - |
Descrição: dc.description | Aim: The objective of this study is to 1. Investigate in women with cardiac risk factors the acute responses of cardiac autonomic modulation and hemodynamic parameters during and after a dance-based cardiac rehabilitation session and II. Compare these responses with a conventional exercise-based cardiac rehabilitation session. Methods: This will be a crossover-clinical trial that will enroll women with at least one cardiac risk factor. The interventions consist of one dance-based (DB) and one traditional exercise-based (EB) session of cardiac rehabilitation, both composed of initial rest, warm-up, moderate-intensity physical exercise, fast recovery evaluation in orthostatic position, and slow recovery evaluation. The main outcomes are 1. Autonomic modulation, evaluated through heart rate variability linear and non-linear methods, and II. Hemodynamic parameters (heart rate, blood pressure, peripheral oxygen saturation, and respiratory rate). All measures will be evaluated in specific moments during the initial rest, physical exercise, and recovery. Conclusion: The results will allow the safe inclusion of dance-based sessions in cardiac rehabilitation programs opening an important field of research to investigate the long-term effects on physical fitness and cardiac risk factors, as well as adherence and motivation to attend cardiac rehabilitation in the women population. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Fisioterapia Laboratório de Fisiologia do Estresse, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Fisioterapia Laboratório de Fisiologia do Estresse, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Motriz. Revista de Educacao Fisica | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | alternative therapy | - |
Palavras-chave: dc.subject | autonomic nervous system | - |
Palavras-chave: dc.subject | cardiac rehabilitation | - |
Palavras-chave: dc.subject | exercise | - |
Palavras-chave: dc.subject | post-exercise recovery | - |
Título: dc.title | Dance therapy as an alternative for cardiac rehabilitation in women population: autonomic and hemodynamic acute responses - a crossover clinical trial protocol | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: