Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Jorente, Maria José Vicentini | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Lucineia da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Padua, Mariana Cantisani | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:57:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:57:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e84304 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247898 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247898 | - |
Descrição: dc.description | Objective: The objective was to study a form of Digital Curation that contemplates social participation, that is, a curation model in which the community participates in its processes, and, consequently, feels represented, with a participatory, horizontal and inclusive approach. Methods: The methodology is descriptive and exploratory, with a literature review and research on web environments and initiatives that disclose the practice of social curation. Results: In the international context, some authors have addressed the social aspect of curation through the participatory approach. However, it was not possible to identify national authors who approach this perspective in the literature. The study observed that the Museu da Pessoa is pioneer in collaborative curation. International initiatives demonstrate the openness to participatory curation, transforming the community into cultural heritage curators. Conclusions: Netizens have become co-curators of cultural memories in digital-virtual environments, and the curation can now count on the participation of the community in the reconstruction of the narratives of cultural heritage in hybrid environments. Participatory approach promotes equity in the relationship between the institution and society, democratizing access to transcultural heritage and enabling Social Curation. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Ciência da Informação | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Ciência da Informação | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Encontros Bibli | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design Thinking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital Curation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information and Communication Technologies (ICT) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participatory Approach | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social Curation | - |
Título: dc.title | SOCIAL CURATION: COLLECTIVE PARTICIPATION IN THE CURATION OF DIGITAL-VIRTUAL MUSEUM ENVIRONMENTS | - |
Título: dc.title | Curadoria social: participação col etiva na curadoria de ambientes dígito virtuais de museus | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: