Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Cardinali, Camila A.E.F. | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Yandara A. | - |
Autor(es): dc.creator | Prates, Rodrigo Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | de Araújo, Emmanuel Veríssimo | - |
Autor(es): dc.creator | Viana, Felipe José Costa | - |
Autor(es): dc.creator | de Sousa, Maria Eleticia | - |
Autor(es): dc.creator | da Cunha Bombardi, Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, Maria Tereza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:32:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:32:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1152/ADVAN.00158.2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247883 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247883 | - |
Descrição: dc.description | Learning endocrine physiology can be challenging. Some physiological concepts are abstract, making the process of learning more difficult for students. The comprehension of basic concepts, such as chemical hormone classification, is essential to understand the differences in synthesis, secretion, transport, and mechanism of action of hormones. To assist the students on this subject, we developed an analogy between the basic concepts of hormone synthesis, transport, and mechanism of action and a bank robbery as a first approach to engage and stimulate their learning process. In the analogy, the students are asked to help identify and characterize two bank robbery crews based on a set of evidence collected by the police. The goal is to identify the general profile of lipid and water-soluble hormones synthesis, transport, and mechanism of action on target cells. When applying the activity, the students showed a great deal of interest in solving the crime and they seemed to understand the similarities between the analogy and the subject. NEW & NOTEWORTHY Two endocrine bank robbery crews are being searched by the police. As an endocrine system student, you have been summoned to help the police solve the robberies. | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Fisiologia e Biofisica Universidade de Sao Paulo | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Ciencias Basicas Faculdade de Odontologia de Araçatuba–FOA/UNESP, Sao Paulo | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Ciencias Basicas Faculdade de Odontologia de Araçatuba–FOA/UNESP, Sao Paulo | - |
Formato: dc.format | 724-727 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Advances in Physiology Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Analogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Endocrine physiology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hormone action | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physiology education | - |
Título: dc.title | The bank robbery analogy as a first approach for understanding basic concepts of synthesis, transport, and mechanism of action of hormones | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: