
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Totti, Marcelo Augusto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:09:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:09:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.62306 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247736 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247736 | - |
| Descrição: dc.description | The aim of this article is to present the results of research conducted at a school in a peripheral neighborhood of the municipality of Marília (São Paulo state, Brazil). The research started from the assumption that the cultural process must be observed from a micro-and a macro-sociological outlook on the basis of Paul Willis’ analyses. The latter stresses that cultural processes may be absorbed and reformulated in a dialectical fashion, remodeling and creating a process of cultural resistance based on the choices made by the very working class in question, which the author termed a school counterculture. Based on this reference, we observe the need to know the school reality to approximate scientific knowledge and students’ cultural horizons through a didactic transposition. Hence, starting off from a pedagogical sequence with the premise of getting to know students’ reality, it was possible to adapt sociological knowledge to these students’ realities by teaching techniques and producing teaching materials. This enabled acquiring a greater amount of content from the subject of Sociology by the students, thus constituting new forms of teaching-learning and building more solid training for teachers in the field of Sociology. | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Sociologia e Antropologia Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Sociologia e Antropologia Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, São Paulo | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Acta Scientiarum - Education | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | schoolcounterculture | - |
| Palavras-chave: dc.subject | sociologyteaching | - |
| Título: dc.title | Teaching techniques and cultural resistance: Contribution to Sociology teaching practices | - |
| Título: dc.title | Técnicas de enseñanza y resistencia cultural: contribución a las prácticas de enseñanza de sociología | - |
| Título: dc.title | Técnicas de ensino e resistência cultural: contribuição às práticas do ensino de sociologia | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: