Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Dos Santos, Daniele Cristina Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Raquel Tanaka de Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Domingos, Thiago da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Alencar, Rúbia Aguiar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:41:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:41:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2021-0350EN | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247703 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247703 | - |
Descrição: dc.description | Objective: to analyze the attitudes of health professionals working in Primary Health Care before and after participating in workshops about how to approach people with suicidal behavior. Method: a before-and-after quantitative and quasi-experimental study, conducted in a municipality in the inland of the state of São Paulo from August to September 2019. The sample consisted of 34 workers who answered a Sociodemographic Questionnaire and the Questionnaire on Attitudes towards Suicidal Behavior, applied before and after three workshops on how to approach people with suicidal behavior in the Primary Health Care context. The data were analyzed by means of the Wilcoxon and McNemar tests, considering p<0.05. Results: a statistically significant difference was identified before and after the workshops regarding professional ability (p=0.011), negative feelings towards the patient (p=0.025) and without a category (p=0.006), evidencing the effectiveness of the workshops on how to approach people with suicidal behavior for management and care professionals working in Primary Health Care. Conclusion: the short-term results observed after the workshops point to a change in the professionals’ conception and management in relation to people with suicidal behavior. Permanent and continuous training strategies as spaces for learning, reflection and action are fundamental to qualify the approach to people with suicidal behavior. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Enfermagem, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Enfermagem Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Enfermagem, São Paulo | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Texto e Contexto Enfermagem | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Attempted suicide | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge, attitudes and practice in health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Primary health care | - |
Palavras-chave: dc.subject | Suicide | - |
Palavras-chave: dc.subject | Training of human resources in health | - |
Título: dc.title | PROFESSIONAL ATTITUDES TOWARDS SUICIDAL BEHAVIOR IN PRIMARY HEALTH CARE: A QUASI-EXPERIMENTAL STUDY | - |
Título: dc.title | ACTITUDES PROFESIONALES EN RELACIÓN A LAS CONDUCTAS SUICIDAS EN LA ATENCIÓN PRIMARIA DE LA SALU: UN ESTUDIO CUASI-EXPERIMENTAL | - |
Título: dc.title | ATITUDES PROFISSIONAIS EM RELAÇÃO AO COMPORTAMENTO SUICIDA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UM ESTUDO QUASE-EXPERIMENTAL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: