
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Paulista University (UNIP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Metropolitan University of Santos (UNIMES) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Giannetti, B. F. | - |
| Autor(es): dc.creator | Fonseca, T. | - |
| Autor(es): dc.creator | Agostinho, F. | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, L. C.T. | - |
| Autor(es): dc.creator | Almeida, C. M.V.B. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:30:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:30:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.scitotenv.2022.158766 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247642 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247642 | - |
| Descrição: dc.description | The Covid-19 crisis has caused several social-related issues; the sanitary is, perhaps, the most significant one. Lockdowns and vaccination were implemented to fight the Covid-19 virus. From a sustainability perspective, Covid-19 has been considered a meaningful crisis driver that has affected nations' economies and social and natural capitals. The literature presents clues that effects appear to be different among countries. Recognizing its importance as public policies for sustainability, this study aims to assess how the sustainability of countries has changed after Covid-19, focusing on countries' economic power that reflects their capacity to face the crisis. A sample of 89 countries is considered, and 2019–2020 are set as base years for data gathering, which covers the first year of the Covid-19 crisis. Sustainability is conceptually supported and represented by a 3-D cube. The natural environment is expressed by the ecological footprint (EF) method, the economic capital by the gross domestic product (GDP), and the social capital by the happiness index. Results show that sustainability of economies was negatively affected after first year of Covid-19 crisis, but in different magnitudes, according to nations' economic power. While the sustainability of the wealthiest economies was slightly changed during 2019–2020 but maintained within the named ‘useful-order’ world (environmentally unsustainable, productive, and happy), the poorest economies pushed about 169 million people into the worst performance, reaching the ‘ineffective’ world (environmentally unsustainable, unproductive, and unhappy). Numbers highlight the inequalities of sustainability performance among countries, according to their capacity to face the Covid-19 crisis. The shield of the richest evaluated countries comprising 5 % of the world population is more powerful than the shield of the poorest evaluated countries carrying 67 % of the world population. Results claims for efforts to make different policies and provide economic support differently for countries, since although we are all under the same storm, but in different boats. | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | Post-graduation Program on Production Engineering Paulista University (UNIP) | - |
| Descrição: dc.description | Metropolitan University of Santos (UNIMES) | - |
| Descrição: dc.description | Aquaculture Center São Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Aquaculture Center São Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | CNPq: 302592/2019-9 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Science of the Total Environment | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ecological footprint | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Eight worlds sustainability model | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gross domestic product | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Happiness | - |
| Título: dc.title | How has the sustainability of countries changed after COVID-19? Evidence from the pandemics' first year | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: