Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Paulista University | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | and Technology of Southern Minas Gerais - IFSULDEMINAS | - |
Autor(es): dc.creator | Giannetti, Biagio F. | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Tamara | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Cecília M. V. B. | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, José Hugo de | - |
Autor(es): dc.creator | Valenti, Wagner C. | - |
Autor(es): dc.creator | Agostinho, Feni | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:40:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:40:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3389/frsus.2021.635761 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247588 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247588 | - |
Descrição: dc.description | The Covid-19 pandemic has uncovered the foremost struggles of the twenty first century: social-economic inequality, global value chains, national security, and the environmental crisis. None of these seems novel, as many staged fiction dystopias have been predicting and warning mankind about the negative impacts of unsustainable consumption behaviors by displaying scenarios of exponential human population and economy growth. Several scientific tools for assessing sustainability have been developed to cover social, economic, and environmental aspects, however, most of them are simply used either separately or without a solid conceptual model supporting an epistemological construct to allow for deeper and scientific-based discussions on sustainability. This work presents a perspective about possible scenarios of the world's sustainability, based on a straightforward integrated framework for its quantification. The three capitals of sustainability, summarized as environmental sustainability, productivity and happiness are combined, based on the input-state-output model, and further plotted on a 3-axis graph. Eight different combinations of the three capitals show eight potential future worlds. The least desirable scenario, named “Ineffective,” depicts an environmentally unsustainable, unhappy and poor world, whereas “Paradise” is the utopia to be pursued: happy, environmentally sustainable and productive. Societies' decisions on taking action after quantitatively measuring and monitoring sustainability will be determinant in placing the world on a more developed and sustainable path, and the model proposed in this work can be useful in promoting discussions in this direction. | - |
Descrição: dc.description | Post-graduation Program on Production Engineering Paulista University | - |
Descrição: dc.description | Aquaculture Center São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Institute of Education Science and Technology of Southern Minas Gerais - IFSULDEMINAS | - |
Descrição: dc.description | Innovation Agency São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Aquaculture Center São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Innovation Agency São Paulo State University (UNESP) | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Frontiers in Sustainability | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | happiness | - |
Palavras-chave: dc.subject | sustainability assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | sustainable consumption | - |
Palavras-chave: dc.subject | sustainable world | - |
Palavras-chave: dc.subject | world scenarios | - |
Título: dc.title | Beyond a Sustainable Consumption Behavior: What Post-pandemic World Do We Want to Live in? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: