
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
| Autor(es): dc.creator | Simeão, João Vitor Penteado | - |
| Autor(es): dc.creator | Manzato, Gustavo Garcia | - |
| Autor(es): dc.creator | Viviani, Eliane | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:59:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:59:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.14393/rbcv71n1-2208 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247571 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247571 | - |
| Descrição: dc.description | The huge fleet of vehicles causes environmental impacts, congestion and affects urban mobility and the quality of life of the population. In this context, sustainable urban mobility suggests the use of non-motorized modes as a way to change this reality. Bicycles are an example: they are versatile and non-polluting. The incentive for its use focuses on governmental measures, which include the provision of infrastructure and adequate physical conditions, such as declivity. Several technical guides indicate that slopes above 5% should be avoided because they are difficult for cyclists on the way up and can lead to high speeds in descending ways. In order to investigate the real condition of a cycling network in terms of its declivity, the cycling network of the city of São Paulo was studied. Using geoprocessing resources, two strategies were applied: the first one focused on the intersection of the cycling network vector database and a declivity map; and the second one on the generation of a digital elevation model using contour lines and subsequent assignment of altimetric information to the cycling network. The results obtained with the first strategy indicated 47% of the São Paulo’s cycling network comprises links whose slopes are above 5%. On the other hand, the analyses with the contour lines revealed that 17,9% of the cycling network has slopes above 5%. The concluded was that the most part of the cycling network is composed by routes with adequate declivities, which should not result in major difficulties for cyclists. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP) Faculdade de Engenharia de Bauru Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Campus de Bauru, Avenida Engenheiro Luís Edmundo Carrijo Coube, Bauru | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Engenharia Civil, Campus de São Carlos, Rodovia Washington Luís, Km, São Carlos | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP) Faculdade de Engenharia de Bauru Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Campus de Bauru, Avenida Engenheiro Luís Edmundo Carrijo Coube, Bauru | - |
| Formato: dc.format | 253-273 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Revista Brasileira de Cartografia | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cycling infrastructure | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital elevation model | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sustainable urban mobility | - |
| Título: dc.title | Applying geoprocessing resources in the declivity analysis of the cycling network of the city of São Paulo | - |
| Título: dc.title | Recursos de Geoprocessamento Aplicados à Análise da Declividade da Malha Cicloviária da Cidade de São Paulo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: