Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Calgary | - |
Autor(es): dc.creator | Brisola, Gabriel M.P. | - |
Autor(es): dc.creator | Dutra, Yago M. | - |
Autor(es): dc.creator | Murias, Juan M. | - |
Autor(es): dc.creator | Zagatto, Alessandro M. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:35:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:35:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1519/JSC.0000000000004375 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247468 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247468 | - |
Descrição: dc.description | Brisola, GMP, Dutra, YM, Murias, JM, and Zagatto, AM. Beneficial performance effects of training load intensification can be abolished by functional overreaching: Lessons from a water polo study in female athletes. J Strength Cond Res 37(6): e391-e402, 2023 - The purpose of this study was to compare the outcomes from 2 weeks of training load intensification strategy in female water polo players diagnosed with functional overreaching (F-OR) with no F-OR players (acute fatigue) on the performance outcomes and hormonal, immunological, and cardiac autonomic nervous system responses. Twenty-two female water polo players were allocated into control and intensification group during 7 weeks. The swimming performance, biochemical parameters, heart rate variability, profile of mood states, and upper respiratory tract infection symptoms were assessed twice before and twice after 2 weeks of intensification period. F-OR showed a worsening in total time of the repeated sprint ability (RSA) test compared with the control group and the acute fatigue group after intensification (p ≤ 0.035). Furthermore, after the tapering period, the F-OR group maintained worse total time of the RSA test than the acute fatigue group (p = 0.029). In addition, the acute fatigue group showed improvement in total time of the RSA test after intensification compared with the control group (p < 0.001). No significant interactions were found for the other parameters. Therefore, periods of intensification without the F-OR development can promote higher gains in the total time of the RSA test after intensification and tapering period. | - |
Descrição: dc.description | Post-Graduate Program in Movement Sciences School of Sciences São Paulo State University - UNESP | - |
Descrição: dc.description | Laboratory of Physiology and Sport Performance (LAFIDE) Department of Physical Education School of Sciences São Paulo State University - UNESP | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Kinesiology University of Calgary | - |
Descrição: dc.description | Post-Graduate Program in Movement Sciences School of Sciences São Paulo State University - UNESP | - |
Descrição: dc.description | Laboratory of Physiology and Sport Performance (LAFIDE) Department of Physical Education School of Sciences São Paulo State University - UNESP | - |
Formato: dc.format | E391-E402 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Strength and Conditioning Research | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | fatigue | - |
Palavras-chave: dc.subject | high intensity | - |
Palavras-chave: dc.subject | overload | - |
Palavras-chave: dc.subject | supercompensation | - |
Palavras-chave: dc.subject | tapering | - |
Palavras-chave: dc.subject | team sport | - |
Título: dc.title | Beneficial Performance Effects of Training Load Intensification Can Be Abolished by Functional Overreaching: Lessons From a Water Polo Study in Female Athletes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: