Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandenburg University of Technology | - |
Autor(es): dc.creator | Del Ré, Alessandra | - |
Autor(es): dc.creator | Falasca, Patrícia | - |
Autor(es): dc.creator | Napoles, Juliane Noack | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:37:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:37:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-13544-6 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247427 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247427 | - |
Descrição: dc.description | This book adopts a multidisciplinary approach to try to answer the question of how do we, as human beings, go from the socially neutral linguistic act of discriminating external stimuli to the socially loaded act of promoting social discrimination though language? This contributed volume brings together works presented at the international event “From Discriminating to Discrimination - The Influence of Language on Identity and Subjectivity”. This was an online event hosted and organized by the Brandenburg University of Technology (BTU), Germany, in partnership with São Paulo State University (UNESP), Brazil, that brought together lecturers from different universities around the world. During the event, linguists, psychologists, language teachers, social workers and pedagogues got together to discuss how discriminating can be recognized as a natural and important ability of the human being in the early stages of life and, after that, how to avoid discriminatory acts against others. The debates held online took into account the important and necessary dialogue between linguistics and other social sciences to discuss the role played by language as a form of building subjectivity and teaching practices that can contribute to minimize discrimination and promote integration and acceptance in a broad sense, understanding the preponderant role of language in recognizing what is different (discriminating), without diminishing or excluding it (discrimination). From Discriminating to Discrimination: The Influence of Language on Identity and Subjectivity will help linguists, psychologists, educators, social workers and a broad range of social scientists working with cognitive, linguistic and educational studies understand the path taken by differentiation, from the beginning of the child’s language development - when discrimination (of sounds, gestures, etc.) is essential for the acquisition of language to occur -, until the moment when differentiation, discrimination, ceases to be an essential factor and becomes a means of social segregation. | - |
Descrição: dc.description | Department Linguistics Literature and Classics São Paulo State University, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Institute for Social Work Brandenburg University of Technology, Brandenburg | - |
Descrição: dc.description | Department Linguistics Literature and Classics São Paulo State University, São Paulo | - |
Formato: dc.format | 1-128 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | From Discriminating to Discrimination: The Influence of Language on Identity and Subjectivity | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early Childhood Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language Acquisition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiculturality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social Discrimination | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology of Language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjectivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transculturality | - |
Título: dc.title | From Discriminating to Discrimination: The Influence of Language on Identity and Subjectivity | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: