
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Dos Santos, Camila Araújo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:39:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:39:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e92988 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247419 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247419 | - |
| Descrição: dc.description | Objective: Tracing a dialogical field between the precepts of Stuart Hall's Cultural Studies and the principles of Media and Information Literacy as a proposal for the creation of an interrogation space about the veracity of information and media content, in which the subject is centralized as protagonist in the process of critical reflection in the fight against disinformation. Methods: Uses theoretical-critical research that addresses the precepts of Cultural Studies and Media and Information Literacy in the fight against misinformation. It was constituted from articles and books from the scientific literature in Information Science and Cultural Studies. Based on the conceptual framework on culture, language, representation and meaning by Stuart Hall (1997, 2016), we seek dialogue with Media and Information Literacy in order to understand how the themes, when integrated and discussed, provide critical support to the subject in combating disinformation. Results: Based on the theory of Cultural Studies and the principles of Media and Information Literacy, we created a space for interrogating information and media content, in a metacognitive perspective, which serves as critical media informational references in promoting the subject's protagonism in the media combating disinformation. Conclusions: The dialogical articulation between Stuart Hall's Cultural Studies and Media and Information Literacy made us understand the need to operate forceful actions in the fight against disinformation, since the power structures struggle to appropriate the symbolic sociocultural representations of subjects to achieve their goals. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP-Marília, SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP-Marília, SP | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Encontros Bibli | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultural Studies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Disinformation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Media and Information Literacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Protagonism | - |
| Título: dc.title | Fighting disinformation and the subject's social protagonism: interrelation between Stuart Hall's Cultural Studies and Media and Information Literacy | - |
| Título: dc.title | COMBATE À DESINFORMAÇÃO E O PROTAGONISMO SOCIAL DO SUJEITO: INTER-RELAÇÃO ENTRE OS ESTUDOS CULTURAIS DE STUART HALL E A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E EM MÍDIA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: