Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Laboratory for Integrative and Translational Research in Population Health (ITR) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Nove de Julho | - |
Autor(es): dc.creator | Tebar, William R. | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Luan O. | - |
Autor(es): dc.creator | Delfino, Leandro D. | - |
Autor(es): dc.creator | Mota, Jorge | - |
Autor(es): dc.creator | Ritti-Dias, Raphael M. | - |
Autor(es): dc.creator | Christofaro, Diego G.D. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:09:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:09:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1123/JPAH.2022-0540 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247394 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247394 | - |
Descrição: dc.description | Background: The role of sociodemographic factors in the association between early sports participation (ESP) and sedentary behavior is unclear. We analyzed the association of ESP with sedentary behavior and identified the influence of sociodemographic factors in adulthood. Methods: A sample of 264 community-dwelling adults was randomly assessed (42.6 [17.0] y old, 57.6% women). Sociodemographic factors (age, gender, and socioeconomic status) and ESP (retrospectively) were assessed by questionnaire. Sedentary behavior was measured by accelerometer and self-reported for domains identification. The association between ESP and sedentary behavior domains and sociodemographic factors was analyzed by Poisson regression and presented in prevalence ratio (PR). Sociodemographic factors were separately included as covariates to identify their role in the main association analysis. Results: The ESP prevalence was 56.4% (n = 149). ESP participants included a higher proportion of men (59.7% vs 20.0%), had a lower age (36.8 [15.3] vs 50.8 [15.9]), and included a smaller proportion of individuals with low socioeconomic status (24.8% vs 43.5%) compared with those without ESP. The ESP was inversely associated with older age (PR = 0.58, P < .001 for middle aged; PR = 0.34, P < .001 for older participants), female gender (PR = 0.79, P < .001), low socioeconomic status (PR = 0.63, P = .036), and TV watching (PR = 0.67, P = .011). ESP was associated with driving (PR = 1.50, P = .028), office/paper work (PR = 1.63, P = .012), and using a cellphone (PR = 1.60, P = .009). The age was the main confounding factor of association between ESP and sedentary behavior, followed by socioeconomic status. No mediation role was identified. Conclusion: The ESP was associated with mentally active behavior domains and inversely associated with mentally passive sedentary behavior domains, but this association was majorly affected by sociodemographic factors, mainly by age. | - |
Descrição: dc.description | Center of Clinical and Epidemiological Research University Hospital University of São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Science and Technology São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Research Center in Physical Activity Health and Leisure (CIAFEL) Faculty of Sports University of Porto (FADEUP) Laboratory for Integrative and Translational Research in Population Health (ITR) | - |
Descrição: dc.description | Post-Graduate Program in Rehabilitation Sciences Universidade Nove de Julho | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Science and Technology São Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 374-384 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Physical Activity and Health | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | accelerometer | - |
Palavras-chave: dc.subject | lifestyle | - |
Palavras-chave: dc.subject | screen time | - |
Palavras-chave: dc.subject | sitting time | - |
Palavras-chave: dc.subject | sports practice | - |
Palavras-chave: dc.subject | youth | - |
Título: dc.title | Association of Early Sports Participation With Sedentary Behavior in Community-Dwelling Adults-The Role of Sociodemographic Factors in a Retrospective Epidemiological Study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: