Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do ABC (UFABC) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Monash University | - |
Autor(es): dc.creator | Brockington, Guilherme | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Ana Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Veresov, Nikolay | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:17:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:17:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-06908-6_2 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247392 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247392 | - |
Descrição: dc.description | In the early decades of the twentieth century, Lev Semenovich Vygotsky, Alexis Nikolaevich Leontiev, and Alexander Romamovich Luria proposed the so-called Cultural-Historical Psychology. The aforementioned authors took on the challenge of building a psychological theory that would overcome naturalizing, a-historical, and idealistic approaches to human development, in order to apprehend it, considering that human minds shape and are shaped by social, cultural, and historical conditions. Led by Vygotsky, the cultural-historical theory, centered on the processes of thought, language, behavior, and learning, brought great advances to psychology, and since then, this theoretical corpus has been expanded by several researchers, mainly in the area of Education. Simultaneously, it was possible to follow the development of cognitive psychology and neuroscience and their advances in the same areas of Vygotsky’s interest. However, there is practically no academic work that connects Vygostky’s theoretical propositions on human development and contemporary evidence in these research fields. Thus, without intending to make a historical rescue, this text will present several and solid connections between cultural-historical theory and recent findings in cognitive psychology and neuroscience. More than that, we will show that much of what was proposed by Vygostky in the 1920s and 1930s is now part of the theoretical framework of several theories on the functioning of the mind and human development. The main aim of this text is to sensitize researchers in the areas of cognitive psychology and neuroscience to study Vygostky because his theory can contribute to current research. | - |
Descrição: dc.description | Center of Natural and Humans Sciences Universidade Federal do ABC | - |
Descrição: dc.description | Psychology Department Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Education Monash University | - |
Descrição: dc.description | Psychology Department Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Formato: dc.format | 11-23 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Cognitive Sciences and Education in Non-WEIRD Populations: A Latin American Perspective | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural-Historical Psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lev Vygotsky | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neuroscience | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychology | - |
Título: dc.title | Neuroscience and Vygotsky: Putting Together Contemporary Evidence and Cultural-Historical Psychology | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: