Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | E Silva, Ana Lígia Barbosa de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:32:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:32:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22190/JTESAP230120002S | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247362 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247362 | - |
Descrição: dc.description | Despite the growing number of studies devoted to Aeronautical English, the role of language assessment to military pilots seems to be largely overlooked. To narrow this gap, this study aims at putting forward some findings of a broader study (Silva 2022)) which comprises a test design for a group of pilots from the Air Demonstration Squadron (EDA) of the Brazilian Air Force (FAB). Test design refers to the definition of crucial aspects of a test, prior to its development, such as: i) the criterion, or the communicative behavior expected in the target situation; ii) the construct, i.e., what the test is intended to assess; and iii) the purpose, which is mainly related to the reason why the test is designed and the interpretation and uses of its results. Language Assessment for Professional Purposes (LAPP) (Knoch and Macqueen 2020) is the main theoretical framework that guided this “Mixed Methods Case Study Design” work (Creswell and Clark 2018). Results indicate that the design of an English test for EDA pilots, based on a needs analysis, should be wide enough to encompass the use of Aeronautical English (phraseology and plain English for radiotelephony communications) and a more general language. As for the test purpose, data analyses indicate that test results could be useful in the selection of pilots who would be more suited to fly together as crew members. The expected contribution of the study is to provoke reflections on the main characteristics of an English proficiency test for military pilots, without losing sight of the commonalities it may have with language needs for other pilots around the world. | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) | - |
Formato: dc.format | 1-9 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Teaching English for Specific and Academic Purposes | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aeronautical English | - |
Palavras-chave: dc.subject | ESP | - |
Palavras-chave: dc.subject | language assessment for professional purposes (LAPP | - |
Palavras-chave: dc.subject | language proficiency | - |
Palavras-chave: dc.subject | pilots | - |
Palavras-chave: dc.subject | test design | - |
Título: dc.title | LANGUAGE PROFICIENCY TEST DESIGN FOR A GROUP OF MILITARY PILOTS: CRITERIA, CONSTRUCT AND PURPOSE | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: