Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Ouro Preto | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estácio de Sá | - |
Autor(es): dc.contributor | Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of New Mexico | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade Nunes, Nilza Rogeria | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Rosilda | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Anabele Pires | - |
Autor(es): dc.creator | Bittar, Cléria Maria Lobo | - |
Autor(es): dc.creator | Edmundo, Kátia Maria Braga | - |
Autor(es): dc.creator | Wallerstein, Nina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:14:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:14:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-96005-6_21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247359 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247359 | - |
Descrição: dc.description | This chapter addresses training in participatory research through methodologies supported by action-reflection-action, as a pedagogical strategy for training in health promotion in undergraduate and graduate courses. The objective is to describe and analyze the contributions and reflections of participants in a health promotion course, composed of professionals from different areas of expertise. The course, consisting of eight modules, was offered as face-to-face workshops, following the methodological steps of community-based participatory research (CBPR) and also incorporating Paulo Freire's popular education pedagogy. The themes that guided the work span the dimensions of power, individual and community empowerment, participatory community-based research, partnerships, indicators, and evaluation. Participants stated satisfaction with the course purposes and recognized the activities and dynamics as appropriate tools for the development of subjective and objective skills, for collaborating in critical debates and for proposing ideas and solutions to face the challenges they face in their own community projects. Converting the methodology to a virtual environment was validated in 2021 and facilitated good results within hybrid configurations with community representatives and social movements in the shared construction of health promotion knowledge and action. | - |
Descrição: dc.description | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de Ouro Preto | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estácio de Sá | - |
Descrição: dc.description | Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) | - |
Descrição: dc.description | University of New Mexico | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Formato: dc.format | 321-336 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | International Handbook of Teaching and Learning in Health Promotion: Practices and Reflections from Around the World | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Community-based participatory research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health promotion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional training | - |
Título: dc.title | Training and participatory research in health promotion courses: Reflections and contributions for knowledge and experiences | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: