Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universitat de Barcelona | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Cyprus | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Pompeu Fabra University | - |
Autor(es): dc.creator | Lopezosa, Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Giomelakis, Dimitrios | - |
Autor(es): dc.creator | Pedrosa, Leyberson | - |
Autor(es): dc.creator | Codina, Lluís | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:32:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:32:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1108/OIR-10-2022-0574 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247325 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247325 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: This paper constitutes the first academic study to be made of Google Discover as applied to online journalism. Design/methodology/approach: This paper constitutes the first academic study to be made of Google Discover as applied to online journalism. The study involved conducting 61 semi-structured interviews with experts that are representative of a range of different professional profiles within the fields of journalism and search engine positioning (SEO) in Brazil, Spain and Greece. Based on the data collected, the authors created five semantic categories and compared the experts' perceptions in order to detect common response patterns. Findings: This study results confirm the existence of different degrees of convergence and divergence in the opinions expressed in these three countries regarding the main dimensions of Google Discover, including specific strategies using the feed, its impact on web traffic, its impact on both quality and sensationalist content and on the degree of responsibility shown by the digital media in its use. The authors are also able to propose a set of best practices that journalists and digital media in-house web visibility teams should take into account to increase their probability of appearing in Google Discover. To this end, the authors consider strategies in the following areas of application: topics, different aspects of publication, elements of user experience, strategic analysis and diffusion and marketing. Originality/value: Although research exists on the application of SEO to different areas, there have not, to date, been any studies examining Google Discover. Peer review: The peer-review history for this article is available at: https://publons.com/publon/10.1108/OIR-10-2022-0574. | - |
Descrição: dc.description | Department of Librarianship Documentation and Audiovisual Communication Universitat de Barcelona | - |
Descrição: dc.description | Department of Social and Political Sciences Journalism Program University of Cyprus | - |
Descrição: dc.description | Department of Communication Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Department of Communication Pompeu Fabra University | - |
Descrição: dc.description | Department of Communication Universidade Estadual Paulista | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Online Information Review | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital media | - |
Palavras-chave: dc.subject | - | |
Palavras-chave: dc.subject | Google discover | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile news | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online journalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Personalized news | - |
Palavras-chave: dc.subject | Search engine optimization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web visibility | - |
Título: dc.title | Google Discover: uses, applications and challenges in the digital journalism of Spain, Brazil and Greece | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: