Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | University Nove de Julho (UNINOVE) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Canberra | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of the São Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Liege | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Tamiris | - |
Autor(es): dc.creator | Tobelem, Daysi da Cruz | - |
Autor(es): dc.creator | Malavazzi, Tainá Caroline Dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Mendonça, Juliana Fernandes Barreto de | - |
Autor(es): dc.creator | Andreo, Lucas | - |
Autor(es): dc.creator | Chavantes, Maria Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Tempestini Horliana, Anna Carolina Ratto | - |
Autor(es): dc.creator | Turcio, Karina Helga Leal | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Andréa Oliver | - |
Autor(es): dc.creator | Deana, Alessandro Melo | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Kristianne Porta Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Motta, Lara Jansiski | - |
Autor(es): dc.creator | Mesquita-Ferrari, Raquel Agnelli | - |
Autor(es): dc.creator | Brugnera, Aldo | - |
Autor(es): dc.creator | Nammour, Samir | - |
Autor(es): dc.creator | Bussadori, Sandra Kalil | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:28:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:28:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3390/jcm12082920 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247285 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247285 | - |
Descrição: dc.description | Background: This study aimed to evaluate the electrical activity of the rectus femoris, tibialis anterior, and lateral gastrocnemius muscles during the sit-to-stand task and functional mobility after a neurofunctional physiotherapy protocol associated with PBM. Methods: Twenty-five children were randomly allocated to either Active PBM + physiotherapy (n = 13) or PBM sham + physiotherapy (n = 12). PBM was carried out with a LED device (850 nm, 25 J, 50 s per point and 200 mW) at four points over the area with absence of a spiny process. Both groups completed a twelve-week supervised program with two weekly 45–60 min sessions. Pre-training and post-training assessments involved the Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI). Muscle activity was assessed using portable electromyography (BTS Engineering) and the electrodes were positioned on the lateral gastrocnemius, anterior tibialis, and rectus femoris muscles. The RMS data were recorded and analyzed. Results: After 24 sessions of the treatment protocol, improvements were found in the PEDI score. The participants presented greater independence in performing the tasks, requiring less assistance from their caregivers. More significant electrical activity was found in the three muscles evaluated between the rest period and execution of the sit-to-stand tasks, both in the more compromised or less compromised lower limbs. Conclusion: Neurofunctional physiotherapy with or without PBM improved functional mobility and electrical muscle activity in children with myelomeningocele. | - |
Descrição: dc.description | University Nove de Julho (UNINOVE), SP | - |
Descrição: dc.description | University of Canberra | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State University (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Physics Institute of São Carlos University of the São Paulo, SP | - |
Descrição: dc.description | University of Liege | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State University (UNESP), SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Clinical Medicine | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | functional ability | - |
Palavras-chave: dc.subject | myelomeningocele | - |
Palavras-chave: dc.subject | photobiomodulation | - |
Palavras-chave: dc.subject | physiotherapy | - |
Palavras-chave: dc.subject | surface electromyography | - |
Título: dc.title | Effect of Photobiomodulation Combined with Physiotherapy on Functional Performance in Children with Myelomeningo-Cele-Randomized, Blind, Clinical Trial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: