Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Western University | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa (UFV) | - |
Autor(es): dc.creator | Gadanidis, G. | - |
Autor(es): dc.creator | Javaroni, S. L. | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, S. C. | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, E. C. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:24:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:24:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-03945-4_35 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247266 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247266 | - |
Descrição: dc.description | In this chapter, we follow up on the call by Borba et al. (2014) for historical research to understand technology trends in education. We conduct a historical scan of the origin of Computing in Education. We start with the Logo movement led by Papert and present an overview of the implementation of Computing in Education, including a survey of the main technological resources used and talk about robotics in educational contexts. We continue by recognizing the growth of research on Computational Thinking worldwide and present a brief history of this type of thinking, as well as its characteristics. We also describe some current research that deals with this theme in Basic Education, from Early Childhood Education to High School. With this, we seek to indicate possible trends for research on Computational Thinking in Education and Mathematical Education, enabling a reflection on the future. Therefore, in the conclusion section, we provide a synthesis of what may be learned from the past and the present, so that we can look to the future of Mathematics Education with regard to the use of Computing in Basic Education. | - |
Descrição: dc.description | Western University | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) | - |
Descrição: dc.description | Federal University of Viçosa (UFV) | - |
Descrição: dc.description | Mathematic's Education Graduate Program São Paulo State University (Unesp) | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (Unesp) | - |
Descrição: dc.description | Mathematic's Education Graduate Program São Paulo State University (Unesp) | - |
Formato: dc.format | 805-842 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Handbook of Cognitive Mathematics | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computational thinking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computing in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Título: dc.title | Computing in mathematics education: Past, present, and future | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: