
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of Liverpool | - |
| Autor(es): dc.contributor | State University of Santa Cruz | - |
| Autor(es): dc.creator | Borba, Marcelo C. | - |
| Autor(es): dc.creator | O'Halloran, Kay L. | - |
| Autor(es): dc.creator | Neves, Liliane Xavier | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:25:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:25:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-03945-4_14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247263 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247263 | - |
| Descrição: dc.description | Dynamic media such as videos stand out as technologies that stimulate the senses in the production of mathematical knowledge, leading to new ways of knowing. Since the analysis of videos produced by students is a relatively new area in mathematics education, we will discuss some research on the field, but we will focus on one case study in order to illustrate how the approach can contribute to teaching and learning mathematics. In this context, we will discuss the results of research that investigates how the combination of semiotic resources to express mathematical ideas in digital videos can enhance mathematical understanding. The starting point of the discussion is the results of a survey in which students of the Distance Education Mathematics undergraduate course of Brazil produced videos to express mathematical concepts and ideas. The applied methodology was qualitative in nature, and virtual participant observation was adopted to follow the video production process in forums that took place in the virtual learning environment for the course. Systemic functional multimodal discourse analysis was adopted as a theoretical approach for analyzing the combinations of semiotic resources in the videos produced by the students. Detailed analysis of two of the videos produced by the research participants is presented in this chapter. The multimodal analysis of the videos shows that the multimodal nature of video made it possible for students to combine semiotic resources from traditional written forms of mathematical discourse (i.e., language, images, and mathematical symbolism) and audio-visual resources to create dynamic representations of mathematical content, resulting in expanded knowledge and understanding of key concepts and mathematical ideas. | - |
| Descrição: dc.description | State University of São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | University of Liverpool | - |
| Descrição: dc.description | State University of Santa Cruz | - |
| Formato: dc.format | 909-938 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Handbook of Cognitive Mathematics | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital technologies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematical videos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multimodal analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semantic expansion | - |
| Título: dc.title | Multimodality, systemic functional-multimodal discourse analysis and production of videos in mathematics education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: