
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferrari, Luísa | - |
| Autor(es): dc.creator | Lopes-Damasio, Lúcia Regiane | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:29:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:29:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1678-460X202339254195 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247226 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247226 | - |
| Descrição: dc.description | In this paper, we look for cues to the circulation of subjects in secondary education through imagination concerning (their) writing in an argumentative discursive tradition. To this end, we have chosen junction mechanisms as a privileged place of analysis, in the light of a theoretical and methodological framework, which presumes a heterogeneous constitution of writing. Such framework conceives these mechanisms as symptomatic aspects of discursive traditions, which are seen as both the matter and product of language and as traces of the subject’s movement in textualization. Based on a quantitative and qualitative analysis of the texts, the results reveal: (i) the regularity of a singular argumentative strategy, supported by anticipation and refutation of arguments of the other, by incorporating and resignifying them through causal and contrastive argumentative sequences, which point towards the illusion of argumentation; and (ii) the relevance of considering discursive traditions in order to observe the increasing complexity of semantic aspects of junction techniques in spaces of junction which define, at once, the particular and the general of historic singularity | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (IBILCE/UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências e Letras (FCL/UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (IBILCE/UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências e Letras (FCL/UNESP) | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | DELTA Documentacao de Estudos em Linguistica Teorica e Aplicada | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | argumentation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | discursive tradition | - |
| Palavras-chave: dc.subject | heterogeneity of writing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | junction mechanisms | - |
| Palavras-chave: dc.subject | writing | - |
| Título: dc.title | Argumentative writing acquisition: resignification of the other’s discourse through the illusion of argumentation | - |
| Título: dc.title | Aquisição da escrita argumentativa: a ressignificação do discurso do outro pela ilusão da argumentação | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: