Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ciência e Tecnologia de São Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Pernambuco | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Coledam, Diogo Henrique Constantino | - |
Autor(es): dc.creator | de Arruda, Gustavo Aires | - |
Autor(es): dc.creator | dos-Santos, Júlio Wilson | - |
Autor(es): dc.creator | Ré, Alessandro Hervaldo Nicolai | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:15:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:15:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1984-0462/2023/41/2022010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247169 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247169 | - |
Descrição: dc.description | Objective: To analyze the association between volume and intensity of physical activity and mental health among adolescents. Methods: Cross-sectional study with 604 Brazilian adolescents. Data were assessed using a self-report questionnaire. The outcomes were suicidal ideation, suspicion of common mental disorders, and negative self-perception of mental health. The independent variables were leisure physical activity at low and moderate-to-vigorous intensities. Volume was analyzed in two ways: any volume (presence vs absence), and volume classified according to amount in minutes of weekly physical activity: inactive (0), low active (1–419), and high active (≥420). Poisson regression was performed to estimate prevalence ratios. Results: Any volume of moderate-to-vigorous physical activity was significantly associated with a lower prevalence ratio of all outcomes (PR 0.67 to 0.77). Compared to inactive adolescents, those who were classified as low active for moderate-to-vigorous intensity, presented a lower likelihood of having suicidal ideation, suspicion of common mental disorders, and negative self-perception of mental health (PR 0.70 to 0.76). Furthermore, high active adolescents in moderate-to-vigorous physical activity presented lower suicidal ideation and negative self-perception of mental health (PR 0.62 and 0.57). Conclusions: The promotion of moderate-to-vigorous intensity physical activity at any volume can benefit the mental health of adolescents, however, no association was evidenced for low intensity physical activity. | - |
Descrição: dc.description | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade de São Paulo, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade de Pernambuco, PE | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Revista Paulista de Pediatria | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epidemiology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mental disorders | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motor activity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Suicidal ideation | - |
Título: dc.title | The role of volume and intensity on the association between physical activity and mental health among adolescents: a cross-sectional study | - |
Título: dc.title | O papel do volume e da intensidade na associação entre atividade física e saúde mental em adolescentes: um estudo transversal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: