Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás (UFG) | - |
Autor(es): dc.contributor | Science Faculty | - |
Autor(es): dc.contributor | Terrestrial Ecology Group (TEG) | - |
Autor(es): dc.contributor | Planejamento e Estudo Ambientais (CPEA) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Lavras (UFLA) | - |
Autor(es): dc.contributor | Instituto de Pesquisa e Conservação de Tamanduás No Brasil | - |
Autor(es): dc.creator | Tonetti, Vinicius | - |
Autor(es): dc.creator | Pena, João Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Scarpelli, Marina Da | - |
Autor(es): dc.creator | Sugai, Larissa Sm | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Fábio M | - |
Autor(es): dc.creator | Anunciação, Paula R | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Paloma M | - |
Autor(es): dc.creator | Tavares, André Lb | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Milton C | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:00:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:00:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1017/S0376892923000097 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247100 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247100 | - |
Descrição: dc.description | The intrinsic complexity, variety of concepts and numerous ways to quantify landscape heterogeneity (LH) may hamper a better understanding of how its components relate to ecological phenomena. Our study is the first to synthesize understanding of this concept and to provide the state of the art on the subject based on a comprehensive systematic literature review of 661 articles published between 1982 and 2019. Definitions, terminologies and measurements of LH were diverse and conflicting. Most articles (534 out of 661) did not provide any definition for LH, and we found great variation among the studies that did. According to our review, only 10 studies measured the effects of different land-cover types on biotic or abiotic processes (functional LH). The remaining 651 studies measured physical attributes of the landscape without mentioning that different land-cover types may impact biotic and abiotic processes differently (structural LH). The metrics most frequently used to represent LH were the Shannon diversity index and proportion of land-cover type. Most metrics used as proxies of LH also coincided with those used to represent non-heterogeneity metrics, such as fragmentation and connectivity. We identify knowledge gaps, indicate future perspectives and propose guidelines that should be addressed when researching LH. | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) Institute of Biosciences Department of Biodiversity, Rio Claro | - |
Descrição: dc.description | Laboratório de Genética & Biodiversidade Instituto de Ciências Biológicas Universidade Federal de Goiás, Goiás | - |
Descrição: dc.description | Queensland University of Technology Computer Science School Science Faculty | - |
Descrição: dc.description | Universidad Autónoma de Madrid Departamento de Ecología Terrestrial Ecology Group (TEG) | - |
Descrição: dc.description | Consultoria Planejamento e Estudo Ambientais (CPEA) | - |
Descrição: dc.description | Biology Department UFLA - Federal University of Lavras, Minas Gerais | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Pesquisa e Conservação de Tamanduás No Brasil, Piauí | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) Institute of Biosciences Department of Biodiversity, Rio Claro | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Environmental Conservation | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | functional heterogeneity | - |
Palavras-chave: dc.subject | habitat heterogeneity | - |
Palavras-chave: dc.subject | landscape composition | - |
Palavras-chave: dc.subject | landscape configuration | - |
Palavras-chave: dc.subject | landscape ecology | - |
Palavras-chave: dc.subject | spatial heterogeneity | - |
Palavras-chave: dc.subject | structural heterogeneity | - |
Título: dc.title | Landscape heterogeneity: Concepts, quantification, challenges and future perspectives | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: