Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Paraná | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Marques, Francisco Paulo Jamil | - |
Autor(es): dc.creator | Ferracioli, Paulo | - |
Autor(es): dc.creator | Comel, Naiza | - |
Autor(es): dc.creator | Kniess, Andressa Butture | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:13:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:13:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1177/14648849231165579 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247061 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247061 | - |
Descrição: dc.description | Despite the growing scholarship concerning mis- and disinformation, research has yet to assess how journalism tackles conspiracy theories in settings where news organizations and media professionals have their authority questioned. Against this background, our article poses two research questions: RQ1) Who are the actors mainstream fact-checkers cover when addressing conspiracy theories? RQ2) To what extent does the focus on such actors delegitimize those who challenge news organizations or compete with them for the audience? Using content analysis as our key methodological strategy, we consider 197 fact-checks published between 2018 and 2021 by the Projeto Comprova, a Brazilian initiative currently comprising professionals from 41 media organizations. We found that the most discussed topics were those mobilizing polarized groups, namely, the Covid-19 pandemic and election fraud allegations. The then-President Bolsonaro and his supporters were often cited as disseminators of such plots. In turn, Facebook is pointed out as a thriving environment for the circulation of conspiratorial narratives. The results also reveal the prominence of mainstream news outlets as sources to ground the “factual” information sustained in the fact-checks. More interestingly, our data suggest that fact-checkers have favored specific news values when addressing conspiracy theories. To strengthen our investigation, we use interviews with four professionals contributing to the Comprova to illustrate how the project has brought together rival companies interested in delegitimizing “alternative” sources of information. | - |
Descrição: dc.description | Department of Political Science Federal University of Paraná | - |
Descrição: dc.description | Department of Human Sciences São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Department of Communication Federal University of Paraná | - |
Descrição: dc.description | Department of Human Sciences São Paulo State University | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journalism | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conspiracy theories | - |
Palavras-chave: dc.subject | content analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | disinformation | - |
Palavras-chave: dc.subject | fact-checking | - |
Palavras-chave: dc.subject | global south | - |
Palavras-chave: dc.subject | journalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | polarization | - |
Palavras-chave: dc.subject | social media | - |
Título: dc.title | Who is who in fact-checked conspiracy theories? Disseminators, sources, and the struggle for authority in polarized environments | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: