Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | Sachs, Línlya | - |
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Amanda Araújo Coelho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:40:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:40:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-49172-7_12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/247026 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/247026 | - |
Descrição: dc.description | The object of analysis of this text is the Study Plan developed by the Landless Workers’ Movement (MST). This is a curricular proposal intended for Middle School (children from 11 to 14 years old) in rural schools located in areas of Land Reform in the state of Paraná (Brazil). Through Foucaultian tactics, inspired by genealogy, we discussed the subjection of (ethno)mathematical knowledge present in this document, raising doubts about the naturalness, coherence, and certainty about what constitutes (and, consequently, what does not) the curriculum, with regard to mathematics. After the analysis undertaken, we indicate three situations in which there is a subjection of (ethno)mathematical knowledge in the Study Plan: with ways of counting and numbering certain cultural groups; with the creation of maps; and with methods for area calculation. In the text, we present some possibilities for a dialogue between different knowledge, showing some ethnomathematical knowledge that could be present there. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio, Paraná | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo | - |
Formato: dc.format | 211-226 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Ethnomathematics in Action: Mathematical Practices in Brazilian Indigenous, Urban and Afro Communities | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnomathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genealogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Landless workers’ movement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rural education | - |
Título: dc.title | An Analysis of the Subjection of (Ethno) Mathematical Knowledge in the Study Plan of Brazil’s Landless Workers’ Movement | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: